29 AGO 2019
Ruas, avenidas e praças de Nova Serrana terão CEP próprio
Medida dará mais celeridade às entregas de correspondências

A partir desta segunda-feira (2), cada avenida, praça, rua e travessa de Nova Serrana contará com um Código de Endereçamento Postal (CEP) próprio. A ação agilizará os trabalhos dos correios, dando mais celeridade e eficácia na entrega das correspondências. A Zona Rural e o Distrito de Boa Vista também terão CEP distintos.

Os novos Códigos estarão dentro da faixa de CEP 35520-000 a 35528-999, substituindo o CEP geral (35519-000), usado anteriormente para todos os logradouros.

O CEP dos endereços poderá ser consultado a partir de segunda-feira (2) nas unidades do Correio de Nova Serrana ou pelo endereço eletrônico: www.correios.com.br.

Os moradores do Distrito de Boa Vista de Minas deverão usar o CEP 35529-000 e os moradores da zona rural do município deverão usar o CEP 35528-899.

Intervenção do governo Municipal

A solução para a não entrega de correspondências foi construída a partir da iniciativa do governo municipal, ainda em 2017, ao ceder para os correios um dossiê completo e atualizado com mapa e nomes de todas as ruas, praças e logradouros. A empresa solicitava esses documentos desde 2013, mas nenhum dos governos anteriores entregou a documentação.

O dossiê foi entregue em fevereiro de 2017 ao Gerente Regional dos Correios, Juarez Pinto Coelho Junior.

Após a entrega da documentação, o governo municipal continuou com insistentes cobranças para que os Correios melhorasse a entrega de correspondências na cidade. O cepeamento das ruas é o primeiro passo para a resolução definitiva da não entrega de correspondências em alguns bairros da cidade.

Finalidade do CEP

A finalidade do CEP para os Correios é racionalizar os métodos de separação da correspondência por meio da simplificação das fases dos processos de triagem e distribuição, com a utilização de recursos automatizados. Isso tudo se reverte em melhoria da qualidade dos serviços postais prestados.

Ao longo do tempo, porém, o CEP se tornou uma ferramenta de amplo domínio da sociedade em geral, se constituindo na principal referência nos cadastros de endereços, seja em vendas por Internet, no comércio em geral, nas concessionárias de serviço público, nos bancos, etc. Por isso mesmo, a codificação por logradouro representará um benefício para inúmeros segmentos da sociedade e não apenas para os Correios.

Vale ressaltar que o processo de alteração de CEP não resultará em nenhum prejuízo para os usuários no que diz respeito ao padrão de qualidade dos serviços prestados pelos Correios nem prejuízos aos cofres públicos.

Caso o cidadão queira um CEP para o seu logradouro ou alguma correção no cadastro do logradouro, poderá dirigir sua solicitação à Prefeitura de Nova Serrana, que repassará a demanda aos Correios.