27 JAN 2020
Interior das residências concentram 99% dos focos de Dengue
Chuvas e calor em janeiro faz índice chegar ao maior patamar registrado na cidade

O Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira (27), o resultado do último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti, realizado entre os dias 21 e 24 de janeiro. A amostragem apontou que 99% dos focos de Dengue estão no interior das residências. O índice obtido foi de 7.7%. Isso significa que foram encontrados focos do mosquito em praticamente oito de cada 100 residências visitadas.

De acordo com o LIRAa, os locais onde mais foram encontrados focos são: Caixas d’água, tambores, vasos sanitários em desuso, bebedouros de animais e reservatório de geladeira. Também foram coletados focos em quantidade significativa em materiais como pneus, depósitos em obras, hortas, calhas, lajes, piscina sem tratamento, garrafas, latas e sucatas. Durante a pesquisa foram visitadas cerca de 1750 imóveis.

Estratégias de combate

Segundo o Setor de Endemias, os trabalhos de combate ao mosquito serão intensificados ao longo de 2020 com a parceria das secretarias municipais de Obras, Meio Ambiente e Educação, além do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. A partir desta semana, também serão iniciadas palestras em fábricas, que também serão realizadas nas escolas após o início do ano letivo.

Diante da preocupante situação em que se encontra o município, em relação ao índice de infestação do mosquito da Dengue, a Secretaria de Saúde de Nova Serrana convoca a população para redobrar os cuidados essenciais, evitando assim o aumento da proliferação dos focos e uma possível epidemia.

Histórico do LIRAa a partir de 2018

LIRAa 2018

LIRAa 2019

LIRAa 2020