• Abril 2020
17 MAR 2020
Campanha de Vacinação contra Gripe começa dia 23 de março

Por determinação do Ministério da Saúde, a Campanha de Vacinação contra Influenza (Gripe) nos municípios brasileiros será antecipada em 2020. A imunização acontecerá de 23 de março a 23 de maio. O Dia D está marcado para o 9 de maio e todas as unidades de saúde funcionarão neste dia.

As vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde do município e na Policlínica. Em Nova Serrana, 18.040 pessoas fazem parte dos grupos prioritários. A meta é vacinar 90% dos indivíduos pertencentes a estes grupos.

Para se vacinar, as pessoas devem procurar uma unidade de saúde portando a caderneta de vacinação, o cartão do SUS e documento de identificação.

Os grupos prioritários são:

• Crianças de 6 meses a 5 anos de idade;
  • Indivíduos com 60 anos ou mais;
  • Gestantes;
  • Puérperas (até 45 dias após o parto);
  • Trabalhadores da saúde;
  • Professores das escolas públicas e privadas;
  • Povos indígenas;
  • Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento.

Este ano, a vacinação será realizada em três etapas. E, visando ampliar o acesso a vacinação dos grupos mais vulneráveis, as pessoas de 55 anos a 59 anos de idade também serão vacinadas. Em razão do novo Corona vírus, o grupo de pessoas de 60 anos ou mais serão priorizados na vacinação.

Cabe lembrar que a vacina contra a gripe não protege contra o novo corona vírus, mas, sim, contra três tipos de influenza (H1N1, H3N2 e Influenza B)

Fases da Campanha de Vacinação contra Influenza (Gripe)

Fases

Data de início da vacinação

1ª fase

• Idosos (60 anos e mais)

2ª fase

• Trabalhadores da saúde
  • Professores das escolas públicas e privadas
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
  • População privada de liberdade
  • Funcionários do sistema prisional
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento

3ª fase

• Crianças de 6 meses à menores de seis anos de idade
  • Gestantes e puérperas
  • Povos indígenas
  •  Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
  • Adultos de 55 a 59 anos de idade

Influenza (Gripe)

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também pode causar pandemias. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a ocorrência de casos da influenza varia de leve a grave e pode levar ao óbito. A hospitalização e morte ocorrem principalmente entre os grupos de alto risco. Em todo o mundo, estima-se que estas epidemias anuais resultem em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e de cerca de 290.000 a 650.000 mortes.

A transmissão ocorre principalmente pelo contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções. É elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semifechados, dependendo não apenas da infectividade das cepas, mas também do número e intensidade dos contatos entre pessoas de diferentes faixas etárias.