17 JUN 2020
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Campanha alerta sobre a prevenção e erradicação da exploração do trabalho infantil diante dos impactos da pandemia

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Nova Serrana, por meio do Programa de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil - Peti - promoveu a campanha que aborda o Dia 12 de Junho “Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil”.

A campanha contou com a parceria dos Centros de Referências de Assistência Social - Cras, Centro de Referência de Especializado de Assistência Social – Creas, Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – Cram “Casa Mais Mulher”, Casa Lar – “Casa da Dinha”, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação, Associação Amigos do Renascer – AMAR, Setor de Limpeza e Setor da Contabilidade.

Nesta data, funcionários e servidores das instituições parceiras vestiram a camisa do Peti em prol da campanha, bem como foram realizadas remotamente ações relativas por meio de campanhas virtuais, de forma a apresentar direitos de crianças e adolescentes na situação de pandemia internacional pelo COVID-19.

Neste ano, a campanha tem como tema “Covid - 19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”. No Brasil, o trabalho infantil é proibido para crianças e adolescentes até 16 anos, a não ser, como aprendiz, a partir dos 14 anos de idade.

O objetivo da Campanha de 2020 é alertar para o risco de crescimento do trabalho infantil motivado pelos impactos da pandemia e evidenciar a necessidade de maior proteção às crianças e adolescentes, com o aprimoramento de medidas de prevenção e de combate ao trabalho infantil, em especial, diante da vulnerabilidade socioeconômica resultante da crise provocada pelo novo coronavírus.