08 SET 2021
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
NÚCLEO POP FAZ MAIS DE 2000 ATENDIMENTOS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021
Uma das ações mais importantes realizadas por este governo municipal foi a instalação do Núcleo de Atendimento à População em Situação de Rua, o Núcleo Pop. O serviço já era uma antiga demanda social do município, muito cobrada pela população, mas que nunca havia ganhado a devida atenção pelo poder público.

O Núcleo Pop acolhe e oferece serviços sociais a população em situação de rua, residente em Nova Serrana. No local são oferecidas refeições, estrutura para higiene pessoal, dormitório, orientação com psicólogos e assistentes sociais e encaminhamentos para o mercado de trabalho.

Somente de janeiro a julho de 2021, foram oferecidas 1480 refeições, uma média de 211 refeições por mês. Mais de 380 atendimentos no que diz respeito a higiene pessoal e mais de 230 serviços de dormitório foram prestados no primeiro semestre.

Para o prefeito Euzebio Lago o projeto do Núcleo Pop representa a maneira como este governo olha e encara os problemas de Nova Serrana.

“Desde 2017, quando chegamos à prefeitura, recebemos diversas cobranças da população, comerciantes e de entidades sociais sobre este assunto. Mais que casos de perturbação e desordem a população que vive nas ruas é um caso social e de saúde pública. Essas pessoas têm uma história, têm famílias, têm sonhos. Decidimos olhar com carinho para elas e criar um projeto junto a secretaria de Desenvolvimento Social. A proposta foi tão bem sucedida que surpreendeu a todos nós e transformou Nova Serrana em uma referência no atendimento as pessoas em situação de Rua”.

O Núcleo Pop funciona na rua Betsaid, em anexo ao Poliesportivo Ápio Cardoso, no bairro São Sebastião. Em breve, o serviço funcionará em uma nova sede, maior, mais confortável e mais adequada, possibilitando o aumento dos serviços prestados e do número de pessoas atendidas.