05 NOV 2021
NOVA SERRANA GANHA MAIS AUTONOMIA NA DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO
Esta semana, a coordenadora da assistência farmacêutica da Regional de Saúde, Rosita Oliveira Dias Flausino e o farmacêutico responsável pelo setor de alto custo da regional, Marcelo de Sousa Passos, vieram à cidade para uma visita técnica ao setor de distribuição de medicação de alto custo da secretaria de Saúde.

Na companhia da secretária de Saúde, Glúacia Sbampato, os profissionais vieram para aprovar as instalações da central de distribuição e mudar o status do departamento, que resultará na agilização da distribuição dos medicamentos de alto custo aos usuários da Saúde pública de Nova Serrana.

Segundo a secretária, hoje o processo que autoriza o repasse de medicamentos de alto custo aos usuários é muito burocrático, que de alguma forma prejudica os que necessitam dos remédios.

Até então, o trâmite consumia dois meses entre envio de documentos e solicitações à regional, envios à central de medicamentos em Belo Horizonte e retorno das devidas autorizações e disponibilização ao usuário. A partir dessa mudança (já autorizada pela Regional de Saúde), as solicitações e demandas não mais passarão pelo órgão regional, indo diretamente para BH. A entrega dos medicamentos também não mais passará por Divinópolis: estes virão diretamente na central, na capital, para o setor responsável, em Nova Serrana.

Para que essa nova atribuição fosse autorizada, o local precisou passar por uma adequação física e alguns equipamentos (tal como a geladeira de armazenamento) precisaram ser adquiridos.

Os profissionais da regional fizeram a vistoria e o local foi dado como apto para funcionamento. Agora as duas profissionais que atuam no setor (a auxiliar administrativa Josimary de Araújo e a farmacêutica Grasiele Renata de Oliveira) devem passar por um treinamento e a unidade começará a funcionar com suas novas prerrogativas e atribuições.

A mudança beneficiará os usuários da saúde pública de Nova Serrana, que em breve não mais sofrerão com atrasos e terão diminuído o tempo de espera para a aquisição do medicamento que tanto precisa.