17 NOV 2021
CADASTRO ESCOLAR 2021 ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Começou hoje (17/11) o cadastramento escolar para o ano letivo de 2022 – ensino fundamental e médio. O cadastro deverá ser feito de forma online no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) através do link cadastroescolar.educacao.mg.gov.br

Devem realizar o cadastro alunos que irão ingressar no 1º ano do ensino fundamental, alunos vindos de redes particulares ou de outras localidades e alunos que necessitarem mudar de escola, em razão da não oferta do nível de ensino na instituição atual.

Os pais ou responsáveis que não têm acesso à internet poderão comparecer às unidades de educação ou na Secretaria Municipal de Educação com os documentos pessoais do aluno, do responsável e comprovante de endereço.

Deverão efetuar o cadastro escolar os estudantes que:
  • Irão ingressar no 1º ano do ensino fundamental, com 6 (seis) anos completos ou a completar até 31 de março de 2022. Obs.: os alunos que estão matriculados no PRÉ-05 em 2021, na rede municipal, também, precisam efetuar o cadastro).
  • Estão matriculados em 2021, no 5º ano, em escolas da Rede Pública de Ensino, cuja escola NÃO OFERTARÁ o 6º ano em 2022.

• Irão ingressar no 1º ano do Ensino Médio .

• Irão ingressar nos demais anos de escolaridade da Educação Básica advindos de Redes Particulares ou de outras localidades.

• Que pretendam retornar aos estudos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio Regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

A matrícula escolar acontecerá entre os dias 20/12/2021 a 14/01/2022

No ato da matrícula é necessário levar os seguintes documentos (originais e cópias):
- Certidão de nascimento do aluno;
- CPF e Identidade do aluno (caso possua);
- Comprovante de endereço (preferencialmente, contas de energia, água ou telefone), e, na ausência desses, contrato de aluguel ou outro documento que conste o nome e endereço dos pais/responsáveis;
- CPF e Identidade de um dos pais/responsáveis;
- Histórico Escolar ou Declaração de Transferência.

Atenção: Os alunos que estão matriculados no Pré-05, na rede municipal de ensino em 2021, também, precisam efetuar o Cadastro para ingresso no 1º ano do  Ensino Fundamental, para o ano letivo de 2022.