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ABR
11
11 ABR 2022
SAÚDE
COMO UTILIZAR MELHOR OS SERVIÇOS DE SAÚDE DA UPA
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COMO UTILIZAR MELHOR OS SERVIÇOS DE SAÚDE DA UPA

 

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) é um dispositivo do sistema nacional de Saúde destinado ao atendimento de casos de urgência e emergência. Saber como e quando usá-lo é uma forma de garantir melhor atendimento a você e aos seus concidadãos.

 
Além da sua destinação (específica para urgências e emergências), há certas regras internas da UPAs que estabelecem os limites e as prioridades de cada atendimento: a estas regras dá-se o nome de Protocolo de Manchester. Este método tem sido adotado por profissionais de urgências e emergências não só no Brasil, mas por diversos outros países.

 

O protocolo de Manchester é um dos métodos de triagem mais eficazes do mundo, pois ele permite que os atendimentos em hospitais sejam realizados de maneira mais rápida, eficaz e de acordo com a real necessidade dos pacientes; de forma justa e com tratamento imparcial para todos. Conhecer essa forma de atendimento e entendê-la, contribui para agilizar o procedimento a quem realmente necessita, diminui as filas das unidades e melhoram a prestação de serviços de saúde em todo o município.

 

O protocolo funciona através da identificação e verificação do estado de saúde do paciente por profissionais capacitados. Nele são estabelecidos graus de gravidade do usuário da saúde pública que procura a UPA. Estes graus resultam em várias classificações: atendimento imediato; em 10 minutos; em 50 minutos; em 120 minutos e em 240 minutos. E são identificados através de pulseiras coloridas, cada uma delas apontando o grau de gravidade, indicando ao corpo clínico qual a urgência de determinado paciente.

 

Procure o PSF

A procura da UPA para fins de atendimento que fogem ao perfil de urgência e emergência da unidade, superlotam o seu espaço físico e colocam em risco a saúde daqueles que realmente necessitam de atendimento imediato.

Nos casos de problemas de saúde mais brandos, que não exigem atendimento de emergência ou de urgência, os usuários devem procurar os PSFs (Programa de Saúde da Família) do seu bairro ou a policlínica municipal.

 

Conheça a classificação do Protocolo de Manchester

Pulseira Vermelha: significa emergência e requer atendimento imediato

É destinada aos pacientes que se encontram em estado gravíssimo e com risco de morte, os quais necessitam de atendimento imediato, como quadros de queimadura em mais de 25% do corpo, problemas respiratórios, dor no peito relacionada à falta de ar, crises de convulsão, trauma cranioencefálico, tentativa de suicídio, parada cardiorrespiratória, hemorragias incontroláveis, entre outros.

 

Pulseira laranja: significa muita urgência e o atendimento deve ocorrer em 10 minutos

Essa cor é para casos considerados muito urgentes e com risco significativo de morte. O tempo de espera aproximado é de até 10 minutos. Abrange casos, como arritmia cardíaca sem apresentação de sinais de instabilidade, cefaleia intensa com rápida progressão, dores severas, etc.

 

Pulseira amarela: ainda no campo da urgência, mas com menor risco de morte do que a vermelha; o atendimento deve ser feito em aproximadamente 50 minutos

Abrange os casos urgentes de gravidade moderada com necessidade de atendimento médico, mas sem riscos imediatos. O tempo médio de espera é de até 50 minutos e classifica casos como desmaios, dor moderada, vômito intenso, crises de pânico, hemorragia moderada, picos de hipertensão, alteração dos sinais vitais, entre outros quadros clínicos.

 

Pulseira verde: denota a pouca urgência do atendimento e, neste caso, o paciente pode ser ser atendido em até 120 minutos

A cor verde é para casos considerados menos graves. O tempo de espera pode ser de até 2 horas e abrange pacientes com dores leves, torcicolo, enxaqueca, estado febril sem a presença de alterações vitais, resfriados e viroses, náuseas e tonturas, hemorragia controlada, asma não diagnosticada como quadro de crise, etc.

 

Pulseira azul: esta já está fora da classificação de urgência. Por não correr risco de morte, o paciente em questão pode aguardar até 240 minutos para ser atendido

A cor azul representa a classificação mais simples para casos em que o paciente pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para outra unidade de saúde. O tempo de espera pode ser de até 4 horas e envolve pacientes com queixas de dores crônicas, aplicação de medicação com receita, troca de sondas, entre outros.

 
 

 
 

Procure a unidade de saúde correta e garanta melhor atendimento

O desconhecimento das atribuições específicas da UPA comumente levam usuários a procurar a unidade quando poderiam ser atendidos em outras unidades de saúde do município, muitas vezes até mais rapidamente do que na UPA.

Todos os meses a secretaria de Saúde detecta a procura da unidade por pacientes que não apresentam um quadro de urgência e emergência, o que superlota a unidade e provoca filas, prejudicando o atendimento às pessoas que realmente necessitam de socorro imediato.

Nos meses de fevereiro e março deste ano, a unidade atendeu aproximadamente 17.000 pessoas: 71% destas foram classificadas com a cor verde. Ou seja, suas demandas de saúde eram de pouca urgência e poderiam ter procurado atendimento em outras unidades de saúde.  

 
 
 

 

A saúde da família

Temos hoje em Nova Serrana 24 Equipes de Saúde da Família( PSF),  além de sete pontos de apoio rural (Barretos, São José, Areias, Moreira, Ripas, Novais , Gamas  e, em breve, Fazenda Paraná).  Estes são os locais corretos para os atendimentos de pacientes classificados como azul e verde. Lembrando que são atendimentos que podem ser agendados, não colocando nenhum paciente em risco de vida. Caso seja alguma urgência dentro da complexidade que o PSF possa resolver, basta passar na triagem com a enfermeira todos os dias no horário de 7 até 8h.

Dores leves, torcicolo, enxaqueca,  febre sem a presença de alterações vitais, resfriados ,  viroses, náuseas e tonturas, hemorragia controlada, asma não diagnosticada como quadro de crise, dores crônicas (coluna, etc), aplicação de medicação com receita, troca de sondas, entre outros estão entre os casos que podem ser solucionados nos PSFs.

 

Pediatria

No caso do atendimento às crianças, abaixo as principais urgências pediátricas, para as quais a UPA deve ser procurada.

- Asma grave     

- Febre não contínua

- Trauma grave

- Prostração 

- Ingestão acidental de objetos ,  medicamentos, produtos químicos tóxicos

- Vômito recorrente

Para os demais casos pediátricos (febre leve, dor de garganta, dor leve, vômito esporádico, etc) o (a) responsável procurar as unidades de PSF, onde a criança será acolhida pelo enfermeiro (a) e após avaliação da queixa será atendido pelo médico da unidade, agendado consulta para os próximos dias ou encaminhado ao pediatra da Policlínica. 

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