12 ABR 2022
EM NOVA SERRANA A SAÚDE ESTÁ CADA DIA MAIS PERTO DO CIDADÃO
Cobertura da Atenção Primária saltou de 63% em 2017 para 93% em 2022
O governo que investe pesado em qualidade de vida tem propriedade para afirmar que a Saúde está cada vez mais perto dos cidadãos. Isso em Nova Serrana é uma verdade que pode ser constatada pelos números. Em cinco anos de gestão, o atual governo municipal implantou (construiu e/ou instalou) 8 novas unidades de saúde, ampliando significativamente a cobertura dos serviços oferecidos pela Atenção Primária.

Em 2017, Nova Serrana contava com uma população de pouco mais de 92.000 habitantes e 17 Unidades de Saúde da Família (UBS), uma cobertura de 63,52%. Atualmente, (dados de abril de 2022), o município possui mais de 108.000 habitantes e já conta com 24 UBS`s, sendo a cobertura da saúde básica chegando a 93,5%.

Ainda no primeiro ano de governo, cumprindo um compromisso com os moradores do bairro Veredas da Serra, a prefeitura instalou uma unidade de saúde no local para atender às famílias daquela região. Em 2018 foi implantada uma equipe completa (médico, enfermeiro e auxiliar de enfermagem, de segunda a sexta-feira) do Programa Saúde da Família (PSF) na UBS do bairro Capão. No bairro São José também foi instalada uma unidade.

Em 2020, o bairro Cidade Nova foi contemplado com uma sede própria da unidade de saúde, além de atendimento odontológico todos os dias. Naquele ano, também, foi instalada a sede própria da unidade da comunidade de Areias. Ainda naquele ano, o governo implantou mais uma unidade de saúde para atender os bairros Amaral e Campo Belo. Já no ano de 2021, mesmo em plena pandemia, o governo municipal implantou uma unidade para atender os bairros Belvedere, Antônio Venâncio e Lincoln Nogueira; além da sede própria com equipe completa nos bairros Santa Sara / Santo Antônio.

“Um governo que não oferece atendimento de saúde de qualidade e acessível a toda a população não está cumprindo seu papel. Vimos isso em Nova Serrana por décadas seguidas; a população crescendo e o atendimento em saúde não acompanhando. Muitos bairros ficaram mais de 20 anos sem uma unidade de saúde, tendo seus moradores que se deslocar para regiões distantes para conseguir um atendimento com médico ou mesmo uma consulta simples. Isso é inadmissível. Desde quando assumimos o governo fizemos o compromisso com os bairros que não contavam com UBS e estamos executando todos os nossos projetos”, afirma o prefeito Euzebio Lago.

E não para por aí. Novas unidades de saúde ainda serão implantadas. Moradores da Fazenda Paraná contarão com um ponto de apoio ainda em 2022. Nos bairros Amaral, Planalto e Morada do Sol, UBS com sede própria também serão instaladas. Além desses, os bairros Araguaia, Amazonas, Pouso Alegre e Morada Nova terão uma unidade para atendimento, bem como os bairros Jardim Padre Lauro, Dona Zeli e José Rodrigues. A sede própria da UBS do bairro Santa Cruz terá suas obras iniciadas em breve.

Também está nos projetos do governo a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi).