Ir para o conteúdo

Prefeitura Nova Serrana - A cidade que mais cresce em Minas
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUL
18
18 JUL 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
PROJETO HORA DE PLANTAR VAI INCENTIVAR A AGRICULTURA FAMILIAR EM NOVA SERRANA
enviar para um amigo
receba notícias
Com objetivo de estimular a agricultura familiar em Nova Serrana a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo lança o projeto Hora de Plantar, que prevê ações para incentivar a produção de gêneros alimentícios, de forma especial os adquiridos pelo governo municipal para utilização na merenda escolar.

Além de contribuir para a confecção de um cardápio nutritivo e balanceado para os alunos das unidades escolares do município, a agricultura familiar promove a economia local e a geração de emprego e renda.   

O projeto Hora de Plantar surgiu da necessidade de suprir a demanda do déficit de produtos que constantemente estão em falta no cardápio escolar como mandioca, pimentão, alho, vagem, repolho, feijão, milho verde, brócolis, couve flor, almeirão, batatas, manga, abacate, mamão, melancia, abacaxi entre outros.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, orienta que 30% dos alimentos utilizados na alimentação sejam adquiridos no mercado local e principalmente de Quilombolas, Aldeias Indígenas, Associações, Cooperativas e Agricultores Familiares, valorizando localmente produtos de alta qualidade produzidos de forma caseira e orgânicos, incentivando a qualidade e a saúde.

Com o projeto Hora de Plantar pretende-se atender o mercado local de Nova Serrana que é grande importador de alimentos de hortifrúti, cereais e farináceos. É uma ótima oportunidade para os pequenos produtores ou pequenos empresários da área rural investirem na atividade do agronegócio local.

Com o convênio realizado com a Emater-MG no município de Nova Serrana, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo fará o acompanhamento das famílias e produtores, inserida no agronegócio e com a produção de alimentos, visando o fomento da atividade e a geração de emprego e renda.

Podem participar os produtores rurais classificado na agricultura familiar (Lei Nº 11.326/2004) que praticam suas atividades no meio rural e que possuem até 4 módulos fiscais (modulo 30,00 há) conforme enquadramento do INCRA.  

COMO IRÁ FUNCIONAR O PROJETO

O Produtor interessado deverá procurar a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na sala B-19 do Centro administrativo, onde será feita uma análise de enquadramento e posteriormente, uma visita técnica na propriedade para orientar a produção.

Os produtos com maior demanda em Nova Serrana são:

Mandioca, Pimentão, tomate, jiló, pimenta, Alho, Vagem, Repolho, feijão, milho verde, brócolis, couve, couve-flor, alface, almeirão, batatinha, batata doce, batata Baroa, cara, inhame, açafrão, cenoura, beterraba, salsinha, cebolinha, cebola, quiabo, abóbora e abobrinha. Frutas: Limão, laranja, mexerica ponkan, mexerica carioca, abacaxi, mamão, melancia, Pitaya, banana prata, banana caturra, manga, cocó. Farinha de mandioca, polvilho, feijão, amendoim.
 
 
Seta
Versão do Sistema: 3.2.6 - 05/09/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia