21 JUL 2022
DENGUE: O RISCO TEVE UMA QUEDA, MAS NADA DE BAIXAR A GUARDA
O resultado do último LIRAa, concluído na última sexta-feira, dia 15, apresenta uma considerável baixa nos focos encontrados no município. Nem por isso recomenda-se que baixemos a guarda, uma vez que a doença ainda é considerada endêmica em todo país.

Vale lembrar que os casos de dengue no Brasil tiveram um aumento considerável em 2022 e o levantamento anterior ao de sexta-feira apontou uma situação diferente da de agora: em maio, o resultado foi de risco médio. Agora, para alívio de todos, o levantamento concluiu que a cidade voltou a apresentar um risco baixo, devido à queda de focos. Isso não quer dizer que o combate à moléstia continue sendo uma prioridade para a administração pública de Nova Serrana. Ao contrário, esse resultado só foi possível graças à ação constante de combate ao mosquito, protagonizada pela equipe de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde e pelo atendimento da população às campanhas desenvolvidas.

O resultado de julho

Neste LIRAa a predominância de focos encontrados foi de 38,5% em tanques, depósitos em obras, borracharias, hortas, sanitários em desuso, piscinas não tratadas e caixas de passagem. Mais 23,1% foram encontrados em depósitos ao nível do solo, barris, tonéis, tambores e poços. A mesma porcentagem (de 23,1%), foi detectada em vasos, frascos com água, pratos, pingadeiras, recipientes de degelo, bebedouros em geral, fontes ornamentais e materiais de construção: 11,5% apareceram em lixos, recipientes plásticos, ferros-velhos, sucatas em pátios e recicladoras. E os 3,8% restantes estavam em caixas d’água ligadas à rede, vasos de plantas, frascos, recipientes de degelo, materiais de construções e plantas ornamentais.

O LIRAa é só parte do trabalho da Vigilância Epidemiológica

Segundo a responsável pelo setor de endemias, Idália Carneiro, as intensificações das ações permanecem em andamento, com visitas periódicas, tratamento focal, remoção de lixo e materiais que acumulam água parada, eliminação de focos, palestras em escolas e fábricas de calçados (numa parceira com as SIPATs - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho).

Tabela comparativa dos LIRAas de janeiro de 2018 a julho de 2022

Resultados LIRAa 2018 Resultado LIRAa
Resultado LIRAa
Resultado LIRAa