Ir para o conteúdo

Prefeitura Nova Serrana - A cidade que mais cresce em Minas
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUL
22
22 JUL 2022
SAÚDE
1º SEMINÁRIO DA ATENÇÃO HUMANIZADA E INTEGRAL ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA SEXUAL ACONTECE EM NOVA SERRANA    
enviar para um amigo
receba notícias

Consolidar e fortalecer a Rede Integrada de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência Sexual. Esses foram os objetivos do evento realizado nesta sexta-feira (22), no Espaço Sindinova.  

Realizado pelo Novo Hospital São José e pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Serrana, 1º Seminário da Atenção Humanizada e Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual também contou com o apoio da Rede de Enfrentamento às Violências que atua no âmbito do município.

Foram realizadas palestras e discussões com especialistas como a técnica da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, que abordou sobre a política de enfrentamento contra a violência sexual e seus desafios. A médica legista da Polícia Civil, Flávia Gontijo falou sobre o atendimento humanizado à essas vítimas e o médico infectologista Lécio Vasconcelos tratou sobre atendimento porfilático ao público alvo da rede. Por fim, a médica pediátrica Mariana Nogueira dialogou sobre crianças vítimas de violência sexual e o atendimento a elas. Pra encerrar a pisicóloga Josiane Aparecida explorou a abordagem psicológicas a esse tipo de violência.

O encontro teve a participação de autoridades como o prefeito Euzebio Lago, a secretária de Saúde Glaucia Sbampato, a vereadora Tainá Zumerli, a delegada da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher, Thaís Santos, a presidente da comissão Interventiva do Novo Hospital São José, Francisca Vanízia e da coordenadora do Centro de Referência de Atendimento a Mulher, Jassiara Santos. A Ação buscou envolver e articular as diversas áreas de assistência, atenção e proteção dos direitos das pessoas que passam por situação de violência sexual.

Violência Sexual

A violência sexual é entendida como uma questão de saúde pública, segurança e acesso à justiça, que exige do estado políticas e ações integradas para responder a esta demanda. Pode acometer crianças, adolescentes, mulheres, homens, população lgbtqia+ e pessoas idosas em espaços privados e públicos; e causar traumas, ferimentos visíveis e invisíveis e em algumas situações levar à morte.
A atenção às pessoas em situação de violência sexual não é uma ação isolada e o seu enfrentamento depende de iniciativas intersetoriais que possibilitem ações de atendimento, proteção, prevenção a novas situações e medidas para possibilitar a responsabilização dos autores de agressão.

Nova Serrana dispõe de uma Rede Integrada de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência Sexual e em casos desse tipo de violência diversos canais podem ser acionados, como:

Casa Mais Mulher  - 3226-1070
Secretaria de Saúde - 32258700
Disque Denúncias - 181
Guarda Civil Municipal - 153
Delegacia de Atendimento à Mulher - 3226-2068
Central de Atendimento à Mulher - 180
 
 
 
 
 
Seta
Versão do Sistema: 3.2.6 - 05/09/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia