11 AGO 2022
COMUNICAÇÃO SOCIAL
APLICATIVO CONECTA NOVA SERRANA É OFICIALMENTE LANÇADO
Foi oficialmente lançado na noite desta quarta-feira (10/08), o aplicativo Conecta Nova Serrana. A cerimônia de lançamento aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito Euzebio Lago e autoridades municipais.

O app Conecta Nova Serrana é mais uma ferramenta para estreitar a relação entre o poder público municipal e os cidadãos. Nele as pessoas podem solicitar serviços como limpeza de lotes e guia de IPTU, fazer denúncias sobre focos de Dengue, acionar a Guarda Municipal ou Defesa Civil, consultar hotéis, pontos turísticos e telefones úteis, entre outros serviços.
O prefeito Euzebio Lago, que esteve presente na cerimônia de lançamento, comentou sobre a importância da tecnologia na administração pública.

“Nosso objetivo sempre foi trabalhar para gerar qualidade de vida para as pessoas. E isso passa sim pela aproximação do poder público com a população. Essa é mais uma ação prevista em nosso plano de governo que sai do papel para impactar positivamente a vida de todos os cidadãos de Nova Serrana. Nova Serrana cresceu muito e há bairros que se localizam muito distante do Centro Administrativo. Se eu posso facilitar a vida dos cidadãos, permitindo eles solicitar serviços, apresentar denúncias e emitir alguma guia ou documento da sua casa, através do celular, porque não fazer? Desburocratizar e facilitar a vida de todos, esse é nosso intuito com o aplicativo. Tenho certeza que vai ser um grande ganho para toda nossa cidade”, comentou o prefeito.

Principais funções do App
O aplicativo possui cinco telas principais: Serviços, Utilidade Pública, Abrir Chamado, Turismo e Notícias, além da opção para solicitar os serviços da Guarda Civil Municipal, novidade entre todas as cidades da região que já utilizam este tipo de tecnologia.

Nessa tela (Guarda Civil Municipal) servidores cadastrados com seu número de matrícula possuem acesso liberado para visualizar o conteúdo. Para eles, estarão disponíveis: Boletim de Ocorrências (B.O.); Boletim de Ocorrência Simplificado (B.O.S.); e Comunicados Internos. Demais usuários cadastrados no aplicativo podem acessar os serviços de abertura de ocorrência; 2ª via de B.O e consulta de protocolo para saber a situação de seu chamado.

Serviços
Na tela de Serviços, o cidadão cadastrado consegue acessar: Cadastro de Agentes Culturais; Cartão de Vacina; Concurso Público; Defesa Civil; Diário Oficial; Educação; Horários de Ônibus; IPTU; ITBI, com serviço de Formulários; Licitações; Medicamento de Alto Custo; Nota Fiscal; Processo Seletivo; Ruas e CEPs; Trânsito, Transportes e Defesa Social.

Utilidade Pública
Em Utilidade Pública, o usuário dispõe de informações essenciais acerca das instituições de atendimento do município dentre as áreas de Assistência Social, Educação, Farmácias, Instituições Financeiras, Saúde, Secretarias Municipais, Órgãos Públicos e demais telefones úteis e ramais.

Ocorrências
Na aba “Ocorrências” é possível abrir chamados, incluindo sugestão, solicitação, pergunta e reclamação, em diversos segmentos da Prefeitura, como Defesa Civil, Guarda Municipal, Ouvidoria, Saúde Pública, Solicitar Serviços e Trânsito.

Turismo
Já em Turismo, os moradores e, até mesmo, visitantes disponibilizarão de uma aba completa com informações acerca de toda a infraestrutura municipal da cidade. Nesta tela estarão disponibilizados conteúdos sobre: Diversão e Cultura; Espaços Livres; Espaços para Eventos; Hotéis; Instalações Esportivas; Lanches; Oficinas; Patrimônio Histórico; Religiosos; Restaurantes; e muito mais.

Nesta tela, além de todas estas opções, há o ícone Cadastro de Estabelecimentos. Através deste formulário, o comerciante local pode enviar as informações do seu estabelecimento e o mesmo pode ser divulgado no aplicativo.

Qualquer cidadão com acesso a internet pode baixar o aplicativo, que funciona nos sistemas Android e IOS. Para fazer o download do app basta ir até a loja de aplicativos Google Play ou App Store e baixar. É grátis e para solicitar os serviços é só fazer um breve cadastro.