09 SET 2022
SETEMBRO AMARELO: MÊS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Durante todo o mês de setembro, a secretaria de Saúde de Nova Serrana, através da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), desenvolve programas e investe em ações voltadas ao combate e prevenção ao suicídio. Lembrando que o dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (o Setembro Amarelo), mas as iniciativas ocorrem durante todo o ano.

Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha a favor da saúde mental do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas, a partir de parcerias da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, Conselho Federal de Medicina – CFM, e setores de promoção de saúde estaduais e municipais.

Suicídio é um problema de todos

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia em todo o território nacional.

Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Se informe e ajude

Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe.

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a a profissional da saúde mental, que vai saber como manejar a situação e tratar desta pessoa.

Se precisar, procure-nos

Nova Serrana conta com setores e profissionais capacitados e dispostos a atender à população no que diz respeito à saúde mental. O serviço de acolhimento, orientação e apoio a todos usuários da saúde pública pode ser encontrado nos CAPS (centros de Atenção Psicossocial) e no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

CAPS II Maria Aparecida de Faria – DOCA - Rua Maria Ana Duarte, nº 174, bairro Jardim do Lago Telefone: (37) 3226-2390

CAPS Álcool e Drogas: rua Vital Paulino Pereira, n° 1040, Bairro São Geraldo II
Telefone: (37) 3225-9679

Núcleo Psicossocial Infanto-Juvenil: rua Mauro Mistura, nº 150, Centro (Casa de Cultura)