30 SET 2022
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
EVENTO MARCA FECHAMENTO DA 1ª SEMANA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Na última quinta-feira (22), nas dependências do salão da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), aconteceu uma roda de conversa informativa sobre os direitos da pessoa com deficiência.

Conduzido pelos servidores da secretaria de Desenvolvimento Social, o momento foi direcionado para os alunos inseridos no Centro-Dia da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A atividade marcou o encerramento da 1ª Semana realizada, no âmbito do município, em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

O prefeito Euzebio Lago esteve presente no encontro e celebrou a iniciativa. “Reafirmo o nosso compromisso em continuar atuando incansavelmente para garantir a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência, seja apoiando instituições da sociedade civil que promovem a inclusão social dessas pessoas, seja promovendo a acessibilidade nos projetos de obras públicas ou informando sobre a prioridade de atendimento em espaços públicos e privados.”

Na ocasião, os técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas refletiram com os participantes acerca dos direitos, do respeito e da dignidade das pessoas com deficiência (PCD).

O evento contou ainda com a participação da estudante de pedagogia e educadora cultural Mariana Freitas de Divinópolis-MG. Por meio de intervenções lúdicas e interativas com o público presente ela cantou, encenou e contou sobre a sua própria história de vida como PCD, servindo de inspiração para os usuários.

Também marcaram presença na roda de conversa: Gustavo Amaral, secretário de Desenvolvimento Social, o vereador Rodrigo Fisioterapeuta, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Associação dos Deficientes de Nova Serrana (Adens), André Cunha, além da coordenadora do Centro-Dia na Apae: a assistente social Maria do Carmo.

Ao longo da semana comemorativa outras ações foram realizadas como: entrega de cartaz de prioridade, live sobre o tema, além de exposição de telas e apresentação artística dos alunos da Apae. O intuito foi divulgar os direitos das pessoas com deficiência a fim de garantir o conhecimento a esse respeito.