21 OUT 2022
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
ESPORTE E LAZER
MÊS DO IDOSO: CONFIRA AÇÕES DA ‘SEMANA DA MELHOR IDADE’
Marcando as festividades do “Dia Internacional do Idoso”, comemorado em 1º de outubro, o governo municipal promoveu a “Semana da Melhor Idade”. A ação ocorreu de forma integrada entre as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Cultura, além de Esporte e Lazer.

As atividades foram realizadas durante a primeira semana do mês. No momento foi ofertado um ciclo de palestras, de interesse exclusivo às pessoas idosas, com os mais diversos temas e profissionais. Também houve momentos de descontração e lazer no Clube Municipal de Nova Serrana.

Em média, cerca de 60 idosos, familiares e pessoas da comunidade compareceram diariamente às solenidades. Em todos os dias do evento, houve uma aula de ginástica aeróbica com o educador físico Demétrio Amaral (CCI). Todos os usuários participaram ativamente.

‘Semana da Melhor Idade’ em Nova Serrana

• Segunda-feira (3/10)
O prefeito Euzebio Lago e seu vice, Nelson Moreto, fizeram a abertura e deram as boas-vindas a todos os participantes. Também compareceram no evento os secretários Gustavo Amaral (SEMDS), Gláucia Sbampato (SEMUSA), Helena Sousa (SEDEC) e Robson França (SEMESP).

No primeiro dia, aconteceu duas palestras: uma com o tema “Saúde Bucal” e outra “Saúde Mental na Terceira Idade”. A primeira foi ministrada pelo odontólogo Philipe (Nasf) e a segunda pela psicóloga Isis Costa (Caps AD). Logo após o momento foi servido um lanche.

Em seguida houve sorteio de brindes e uma aula de ginástica aeróbica, além das oficinas de beleza com cortes de cabelos e manicure com os voluntários: Sônia e Shirley Arruda, José Carlos e Jairo Fidelis. O momento também contou participação da Contadora de Estórias ‘Tidinha’ da Secretaria de Educação e Cultura.

• Terça-feira (4/10)
No segundo dia de programação as palestras foram ministradas pela psicóloga Ana Paula (Nasf) e pela fisioterapeuta Luciana (Nasf). As temáticas tratadas pelas profissionais foram: “Auto Estima na Terceira Idade” e “Prevenção de Quedas”, respectivamente.

• Quarta-feira (5/10)
Dando continuidade as atividades da Semana da Melhor Idade, o fonoaudiólogo Henrique (Nasf) fez uma exposição com o tema “Deficiência Auditiva na Terceira Idade” e a assistente social Bruna Eliana (Nasf) sobre os “Direitos da Pessoa Idosa”.

Na ocasião também o educador físico Demétrio Amaral (CCI) abordou a temática: “Atenção, Amor e Carinho na Terceira Idade”. Já a psicopedagoga Nayka Patrícia da Secretaria de Educação e Cultura fez uma apresentação sobre estimulação cognitiva.

• Quinta-feira (6/10)
“Alimentação Saudável”, foi o tema da palestra da nutricionista Juliane Martins (Nasf). No mesmo dia o economista José Geraldo (CCI) abordou sobre educação financeira. A Contadora de Estórias ‘Tidinha’, da Secretaria de Educação e Cultura, esteve novamente presente na quinta (6/10).

• Sexta-feira (7/10)
O encerramento da “Semana da Melhor Idade” contou com a participação da psicóloga Tatiane (Nasf) que falou sobre a temática: “Amor e Sexo na Terceira Idade”.

Já a educadora física Fernanda Amaral (Nasf) abordou sobre os benefícios da atividade física, enquanto o psicólogo Homero Avelar (Creas) tratou do tema: “Experiências de Vida”. Em seguida aconteceu um sorteio de brindes entre os participantes e ao final, um show com o cantor de forró Alves da Secretaria de Esporte e Lazer.

As atividades desenvolvidas fazem parte de um conjunto de ações que estão sendo realizadas em comemoração ao Mês do Idoso. Os demais eventos são promovidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Nova Serrana.