26 OUT 2022
GRUPOS DE ORIENTAÇÃO PARA PACIENTES COM ANSIEDADE CONTINUAM EM NOVEMBRO

O NASF, em conjunto com a Unidade Básica de Saúde Osvaldo Lemos de Faria dará continuidade no mês de novembro ao atendimento de usuários da saúde pública de Nova Serrana interessados em participar de grupos de controle da ansiedade.

A ansiedade tem sido incidente nos transtornos psiquiátricos e psicológicos presentes na vida do ser humano. Ela resulta em um importante comprometimento funcional e interfere na qualidade de vida do paciente, provocando sensações difusas, vagas e desagradáveis de preocupação excessiva ou de expectativa apreensiva, desencadeando sintomas físicos como tremores, inquietação, dor de cabeça, falta de ar, suor excessivo, palpitações, problemas gastrointestinais, irritabilidade e alterações de humor, dentre outros.

O atendimento coletivo realizado nos PSFs tem como objetivo informar sobre o que é ansiedade e como ela interfere na vida cotidiana. Durante os encontros são realizadas atividades que permitem aos participantes autoavaliar o seu estado e identificar quais os eventos ou sentimentos estressores que contribuam para o aumento ou manutenção da ansiedade.

Durante o acompanhamento, é reforçado com o paciente a importância de se alterar comportamentos prejudiciais e privilegiar aspectos de mudança de atitudes, reorganização da rotina, como também o desenvolver habilidades e estratégias para lidar com as situações de ansiedade.

O tratamento inclui: orientação psicológica, aplicação de auriculoterapia, exercícios de relaxamento e respiração e orientações nutricionais. Os grupos são abertos a toda população, acima dos 18 anos, e são gratuitos.

A Unidade Básica de Saúde Osvaldo Lemos de Faria fica na rua Padre José Luís, 3200, no Jeferson Batista. Os próximos encontros acontecerão nos dias 9, 16, 23 e 30 de novembro, das 9h às 17h15. Venha participar!