03 NOV 2022
DICAS DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA PARA SALÕES DE BELEZA
A Vigilância Sanitária alerta os prestadores de serviços de embelezamento (salões de beleza) a estarem atentos às normas. Prevenir doenças e promover saúde é dever de todos. A estes se juntam os órgãos deste setor em cada abrangência: municipal, estadual e federal.

Nos cuidados que envolvem prestadores de serviço e usuários, a Vigilância recomenda ainda a opção pelo uso de boas práticas. Isso no que se refere a instalações físicas, medidas de higiene e limpeza, controle de produtos e esterilização de materiais.

Todo cuidado é pouco quando se lida com o público, em especial quando a atividade pode prejudicar a saúde do cliente e/ou do profissional. Para obter a satisfação, tanto os prestadores de serviço, como os consumidores devem observar:

• Higienização do ambiente, mobiliários;
  • Limpeza em todo o ambiente: as escovas e pentes precisam estar limpos;
  • Os produtos utilizados para embelezamento devem possuir registro junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
  • Toalhas devem estar limpas, e preferencialmente embaladas em saco plástico, individualmente (as toalhas devem ser trocadas a cada procedimento); guardadas de forma organizada em local limpo, seco e arejado;
  • Na hora da depilação, é importante observar: se a cera quente não está sendo reaproveitada. Os produtos usados na depilação devem ser industriais, nunca caseiros.
  • Os consumidores devem observar se os artigos de unha foram esterilizados (alicate, afastador de cutícula). Isso é importante para evitar a transmissão de doenças. Lixas de unha e palitos de madeira são de uso individual.