16 FEV 2023
CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE 2023
Este ano será marcado pela realização da 17ª Conferência Nacional de Saúde: fórum de discussão e apresentação de propostas pela sociedade civil organizada, com o intuito de criar planos de ações que culmine em políticas públicas de saúde a ser implementadas pelo governo Federal: um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

A 17ª edição do encontro será de 2 a 5 de julho de 2023 e será organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e pelo o ministério da Saúde. O tema deste ano será: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

Nova Serrana terá sua conferência municipal dia 8 de março

Assim como a Conferência Nacional deve ser precedida da versão estadual, esta deve contar com a participação de delegados escolhidos na etapa municipal das discussões: a essa etapa é dada o nome de Conferência Municipal de Saúde. O fórum em Nova Serrana acontecerá no dia 8 de março, das 7h30 às 16h, na Câmara Municipal (rua Betsaid, 70, São Sebastião).

A etapa municipal da 17ª CNS terá por base os documentos produzidos pelo Conselho Municipal de Saúde, pelo Conselho Estadual, pelo Conselho Nacional e pretende analisar a situação de saúde no âmbito municipal, estadual e nacional; debater o tema da conferência nacional, analisando as prioridades locais de saúde, para a revisão dos planos municipais, elaborados para os anos de 2022 a 2025.

Durante todo o dia 8, os participantes deverão formular propostas, para elaboração de um plano e ação com vistas a incorporar o conceito do Direito à Saúde no debate público, de forma a ampliar a defesa do SUS no Brasil.

A Conferência Municipal de Saúde é um fórum aberto à participação de todos os cidadãos que queiram dar a sua contribuição e ajudar a melhorar cada vez mais o serviço público de saúde, em nosso município, em nosso estado e até mesmo no país.