14 ABR 2023
DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE CHAGAS

Dia 14 de abril é a data a ser lembrada como “Dia Mundial da Doença de Chagas”. A data foi incluída no calendário mundial da saúde em 2019, e no ano de 2020 foi oficialmente celebrada pela primeira vez. O objetivo principal da celebração é alertar para a importância da conscientização sobre o combate à doença.

A doença de Chagas, também chamada de tripanossomíase americana, tem sido denominada “doença silenciosa e silenciada”; não apenas por seu curso clínico lento e frequentemente assintomático, mas também porque afeta, principalmente, pessoas de maior vulnerabilidade social, que não têm voz política ou acesso a serviços de saúde.

Foi em 14 de abril de 1909, que a primeira paciente foi diagnosticada pelo médico sanitarista Carlos Ribeiro Justiniano Chagas.

A conscientização sobre essa doença tropical negligenciada, frequentemente diagnosticada em seus estágios finais, é essencial para melhorar as taxas de tratamento e cura precoces, juntamente com a interrupção de sua transmissão.

No município de Nova Serrana está em fase a implementação do projeto SaMi-Trop/TrataChagas - centro de medicina tropical, que une São Paulo e Minas Gerais no tratamento da doença de Chagas. O Samitrop reúne pesquisadores de quatro universidades (USP – Universidade de São Paulo, UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, UFSJ- Universidade Federal de São João del-Rei/ Campus Divinópolis e a Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros).

Um dos objetivos do projeto é identificar as barreiras e os facilitadores relacionados ao tratamento antiparasitário da doença no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS), bem como auxiliar o município no enfrentamento da doença por meio da implementação de intervenção adaptadas ao contexto local e avaliação periódica das mesmas, prevenindo a mortalidade, melhorando a qualidade da assistência à doença de Chagas na atenção primária.

A transmissão ocorre nas seguintes condições:

Contato com fezes de parasitos infectados, após picada pelo inseto barbeiro;

Ingestão de alimentos contaminados com parasitos;

Transmissão de parasitos de mulheres infectadas para seus bebês, durante a gravidez ou o parto;

Transfusão de sangue ou transplante de órgãos de doadores infectados a receptores sadios;

Acidentalmente, pelo contato da pele ferida ou de mucosas com material contaminado.

Na fase aguda, os principais sintomas são:

Febre prolongada (mais de 7 dias);

Dor de cabeça;

Fraqueza intensa;

Inchaço no rosto e pernas.

Na fase crônica, a maioria dos casos não apresenta sintomas, porém algumas pessoas podem apresentar:

Problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca;

Problemas digestivos, como megacolon (dilatação e o alongamento do intestino grosso) e megaesôfago (alongamento do esôfago).

Diagnóstico:

O diagnóstico é realizado através de exame de sangue – sorologia para Doença de Chagas

Tratamento:

O tratamento da doença de Chagas deve ser indicado e acompanhado por um médico, após a confirmação da doença. Os medicamentos são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde, gratuitamente.

Prevenção:

A prevenção da doença de Chagas está intimamente relacionada ao modo de transmissão.

Uma das formas de controle é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências, por meio da aplicação de inseticidas residuais, feita por equipe técnica habilitada.

Em áreas onde os insetos possam entrar nas casas voando pelas aberturas ou frestas, podem-se usar mosquiteiros ou telas metálicas.

Recomenda-se usar medidas de proteção individual (repelentes, roupas de mangas longas, etc.) durante a realização de atividades noturnas em áreas de mata.

Para prevenir a transmissão oral, devem ser intensificadas as ações de vigilância sanitária e inspeção, em todas as etapas da cadeia de produção de alimentos suscetíveis à contaminação, com especial atenção ao local de manipulação de alimentos, devendo ser realizadas ações de capacitação para manipuladores de alimentos e de profissionais de informação, educação e comunicação.

Você pode ajudar a controlar esses insetos, quer saber como?

• O barbeiro pode se esconder em frestas nas paredes. É importante que reboque principalmente a parte de dentro da casa.

• Mantenha sempre o ambiente limpo e sem entulhos.

• Tenha cuidado ao comer alimentos sem cozimento. Lave e desinfete tudo muito bem antes do consumo.

O que fazer quando encontrar um barbeiro

• Não o mate!

• Use luvas ou saco plástico sem furos ou rasgos para pegar o inseto.

• Inverta o saco contendo o inseto em seu interior e lacre de forma a não permitir a saída do dele.

• Entregue-o no posto de identificação de triatomíneo (PIT)  (quadro abaixo)

DO PIT:

LOCALIDADE