AO VIVO: FESTA DO TRABALHADOR DE NOVA SERRANA 2024 - DIA 3
ASSISTIR

03 JUL 2023
SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE SIMPÓSIO SOBRE DIABETES NA CÂMARA MUNICIPAL

O encontro é parte constante do projeto “Diabéticos sim, descompensados, não! “, iniciado em maio de 2023

A Câmara de Vereadores de Nova Serrana foi, na terça-feira, dia 27, palco de um encontro para a capacitação dos agentes de saúde como parte do projeto “Diabéticos sim, Descompensados, não!”, Coordenado pela equipe do NASF e da Atenção Secundária, que trará como metodologia o acompanhamento multiprofissional de diabéticos atualmente descompensados e/ou àqueles que não aderem ao tratamento.

O evento, que se estendeu das 8h às 16h, e foi dividido em dois grupos, contou com a participação de mais de cem profissionais de saúde do município, das diversas as áreas que compõem o sistema publico municipal de Saúde.
Durante o encontro os participantes contaram com palestras alusivas ao tema central do projeto, feitas por profissionais da própria secretaria de Saúde.

A podóloga da Policlínica, Roseli Otacília dos Santos, falou sobre o pé diabético e a capacitação dos agentes comunitários de saúde; a médica Thaiza Pereira de Paula (do PSF do bairro Marisa) abordou a prevenção, sinais, sintomas e tratamento da diabetes. Encerrando as palestras, a psicóloga do Nasf, Mônica de Araújo Xavier falou aos presentes sobre as mudanças comportamentais no combate à diabetes.

“Diabéticos sim, descompensados, não!”

O projeto “Diabéticos sim, descompensados, não!” teve início em maio e vem contando com diversas atividades, encontros e ações voltados à adição de saúde à vida das pessoas com diabetes.

O programa visa premiar os usuários diabéticos, pelo cumprimento de metas que contribuam para a melhora da sua saúde e controle da doença; bem como aos que comprovarem presença mínima de 75% nos encontros de nutrição e educação física.
A ideia também é aumentar a adesão dos usuários diabéticos à assistência integral ofertada no SUS de Nova Serrana; reduzir complicações relacionadas às feridas e acometimento de órgãos como rins e coração; reduzir a incidência de internações hospitalares por complicações do DM descompensado entre os usuários participantes do projeto e incentivar um estilo de vida mais saudável, através da prática de exercícios e atividades físicas em tempo livre ou deslocamento.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024