24 JUL 2023
JULHO VERDE: A ODONTOLOGIA NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO
O CEO (Centro Especializado Odontológico) da Secretaria de Saúde de Nova Serrana desenvolve neste mês de julho diversas ações alusivas à campanha nacional conhecida como Julho Verde, que trata da prevenção do câncer de cabeça e pescoço e é evidenciada no mês de julho em todo Brasil: a data escolhida para simbolizar a campanha é o dia 27.

O objetivo da campanha é ampliar o número de diagnósticos precoces, para minimizar (e, em alguns casos, evitar) óbitos e mutilações graves que possam comprometer a cognição e importantes atividades das pessoas, tais como fala, alimentação, visão e audição.

Segundo o coordenador do CEO, Philipe Lopes, encontros com servidores da Saúde, foram agendados para este mês com o intuito de falar sobre a doença e sua prevenção. Outras ações de mídia voltadas à conscientização sobre a importância do assunto estão em curso.

Philipe lembra que o CEO conta com dois profissionais bucomaxilo, que dominam procedimentos de biópsia em tecidos com suspeita de carcinomas (cânceres) da região da cabeça e pescoço

O avanço câncer de cabeça e pescoço
O Instituto Nacional do Câncer aponta que no Brasil mais de 40 mil casos de câncer de cabeça e pescoço surgem a cada ano. A incidência deste tipo de câncer, em geral, ocorre em função do tabagismo e do consumo de álcool, mas também houve um aumento de casos em jovens em virtude da exposição ao vírus HPV, um fator de risco que se manifesta nas relações sexuais sem o uso do preservativo.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) entende que o Cirurgião-Dentista tem um importante papel na campanha de prevenção do câncer de cabeça e pescoço, uma vez que os primeiros sintomas se manifestam na cavidade oral, da face e da região de orofaringe dos pacientes.

A importância do cirurgião dentista
O Julho verde incentiva os cirurgiões-dentistas a orientar os pacientes sobre os sintomas e a buscar um diagnóstico precoce.

Estudos apontam que quase 70% dos casos de câncer de cabeça e pescoço chegam em estado avançado para o tratamento e este (juntamente com o câncer de boca) é o terceiro em incidência no Brasil. Quanto mais for ampliada a campanha Julho Verde, mais fácil será identificar a doença no estágio inicial, contribuindo para evitar mortes e diminuir os seus efeitos maléficos.

Alguns dos sintomas dos cânceres de cabeça e pescoço
— Feridas ou úlceras bucais, que não se cicatrizam há mais de 10 dias;
— Ínguas, nódulos ou espessamento na bochecha;
— Área avermelhada ou esbranquiçada nas gengivas, língua, amígdala ou revestimento da boca;
— Irritação na garganta ou sensação de que alguma coisa está presa ou entalada na garganta;
— Dificuldade para mastigar ou engolir;
— Dificuldade para mover a mandíbula ou a língua;
— Dormência da língua ou outra área da boca;
— Alterações na voz, sensação de rouquidão ou de espinha na garganta que persistem por mais de 7 ou 10 dias;
— Nódulos ou gânglios aumentados no pescoço;
— Perda de peso;
— Mau hálito persistente.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024