10 AGO 2023
SÁBADO, DIA 5, FOI O DIA D DO PROJETO “DIABÉTICO, SIM; DESCOMPENSADO, NÃO!”

Sábado, dia 5, foi o Dia D do projeto “Diabético, sim; descompensado, não!”

O encontro aconteceu na manhã de sábado, na Casa de Cultura, e contou com a presença do prefeito Euzébio Lago

No sábado, dia 5, a Casa de Cultura Tia Tonha tornou-se palco do Dia D do projeto “Diabético, sim, descompensado, não!”, sob coordenação da Atenção Primaria e Secundária da secretaria de Saúde. O projeto tem como objetivo final levar qualidade de vida às pessoas que convivem com a diabetes, a partir de maiores cuidados com a saúde, através de boa alimentação e a prática de exercícios físicos regulares e mudanças comportamentais.
O evento de sábado tratou de reunir os diversos grupos de diabéticos atendidos pela saúde pública de Nova Serrana, não só para confraternizar, mas principalmente para receber dos profissionais do setor informações importantes para atingirem o objetivo principal: conquista de saúde e bem estar.
A ideia é aumentar o acesso dos usuários diabéticos à assistência integral ofertada no SUS de Nova Serrana e reduzir complicações relacionadas às feridas e acometimento de órgãos como rins e coração e reduzir a incidência de internações hospitalares e amputações por complicações do DM descompensado entre os usuários participantes do projeto.

Objetivos Secundários
O encontro também serviu para divulgar aos usuários sobre a premiação, que diabéticos receberão ao alcançarem maiores reduções nos valores de hemoglobina glicada em relação aos valores iniciais, e comprovarem presença mínima de 75% nos encontros de nutrição e educação física.

Todos presentes no Dia D
Além dos diabéticos participantes de grupos atendidos pela saúde pública nova-serranense, profissionais e autoridades estiveram presentes no evento, que durou toda a manhã de sábado. O Dia D contou com a presença da secretária de Saúde, Glaucia Sbampato e do prefeito de Nova Serrana, Euzébio Lago, que falaram aos presentes sobre a importância de se manter um regime diário e regular de autocuidados, a fim de garantir uma boa qualidade de vida, independentemente das eventuais limitações provocadas pela doença. Também participaram do encontro a secretária de Educação, Neusa Gomes Lago e o secretário de governo, Enéas Fernandes.

Informação e aprendizado
Os presentes puderam durante a manhã de sábado ter acesso a importantes informações e dicas para o combate à diabetes e sobre a importância de se manter uma rotina de atividades saudáveis para evitar os seus efeitos no dia a dia.
Profissionais da Saúde, tais como nutricionista, psicóloga e podóloga, falaram aos presentes sobre mudança de hábitos de vida, desafios e possibilidades na conquista de melhores condições de saúde. Um profissional de Educação Física da Emult (Equipe Multidisciplinar) também discorreu sobre como se tornar uma pessoa mais ativa e quais são os benefícios a curto e longo prazos na realização de exercícios.

Projeto vai até 11 de novembro
O projeto “Diabético, sim; descompensado, não!” teve início em junho deste ano e terá encontros quinzenais até o seu encerramento, previsto para dia 11 de novembro, momento em que acontecerá o a entrega da premiação e o certificado aos participantes.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024