18 AGO 2023
CONSUMIDOR: FIQUE ATENTO AO ADQUIRIR PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL
Entre os vários tipos de alimentos consumidos no dia a dia, um grupo pede mais atenção do que os demais. Mesmo que menos prejudiciais do que os produtos processados, alguns cuidados especiais devem ser tomados ao adquirir alimentos de origem animal. Entre estes, podemos citar peixes, ovos, leite, carnes, frangos, mel e frutos do mar.

Os alimentos de origem animal são ricos em nutrientes (açúcares, proteínas, gorduras, etc.) e possuem alto teor de água, o que propicia com mais facilidade o desenvolvimento de microrganismos.

Por isso, para saber aqueles que estão livres de micro-organismos prejudiciais à saúde e atendem todas as exigências de higiene apropriadas para o consumo é importante se atentar para algumas regras.

Regras:
— Certifique-se que o produto possui um dos carimbos de inspeção sanitária (SIF, IMA ou SIM);
— Apresenta no rótulo todas as informações sobre a identificação do produto;
— Está dentro do prazo de validade;
— Possui embalagens íntegras, sem rasgos, danos e estufamentos ou ferrugens;
— Permanece com características naturais de cor, odor, textura e sabor;
— Está devidamente armazenado desde a produção até o local da venda.

Além disso, é importante, enquanto consumidor, que após a aquisição destes alimentos, seja mantido o preparo ou conservação dando a devida atenção às informações contidas nos rótulos.

Garantia de qualidade

Os selos de certificação são a garantia de qualidade do produto de origem animal. Ele atesta a qualidade e respalda que tal produto está dentro dos padrões técnicos estabelecidos pelas normas vigentes.

Produtos sem inspeção e, consequentemente, sem o selo, são passíveis de contaminações físicas, químicas e microbiológicas, podendo causar doenças, como: intoxicações, parasitoses, além de tuberculose, neurocisticercose e a toxoplasmose.

Para saber mais:

Todos os produtos de origem animal sob responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento são registrados e aprovados pelo Serviço de Inspeção Federal (S.I.F.), visando garantir produtos com certificação sanitária e tecnológica para o consumidor brasileiro respeitando as legislações nacionais e internacionais vigentes.

Em Minas Gerais, compete ao IMA o registro e a inspeção higiênico-sanitária dos estabelecimentos que processem carnes, pescados, leite, ovos e mel e derivados, cuja comercialização ocorra dentro do Estado.

Já na instância municipal, um dos órgãos responsáveis por garantir a segurança alimentar, é o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), sendo seu principal objetivo assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios que são produzidos dentro deste âmbito.

Este controla a qualidade dos produtos de origem animal como carnes, ovos, leite, mel e seus derivados, atuando no campo e na industrialização. O SIM certifica através de seu selo aqueles produtos que foram elaborados com a devida qualidade higiênico sanitária.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024