01 SET 2023
LIRAA DE AGOSTO APONTA RISCO BAIXO PELA PRIMEIRA VEZ EM TRÊS ANOS
O LIRAa (Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aeds aegypti), realizado entre os dias 21 e 24 de agosto, apresentou um resultado menor do que todos os levantamentos feitos nos últimos três anos: 0,9%. De janeiro de 2021 até este mês, o setor de Endemias da Secretaria de Saúde de Nova Serrana realizou 10 levantamentos. Todos tendo como resultado médio ou alto risco.

O levantamento de janeiro deste ano foi o mais alarmante, quando o índice de infestação em Nova Serrana atingiu a marca de 11%; situação que exigiu do Comitê de Combate às Arboviroses a criação de campanhas e ações de emergência com a missão de diminuir a incidência de focos do mosquito Aedes-aegypti (responsável pela transmissão da dengue). De acordo com o resultado do último levantamento, encerrado dia 24, o IIP (Índice de Infestação Predial), o resultado foi de 0,9%, com predominância de focos no Grupo C 56,3% (depósitos fixos, tanques, depósitos em obras, borracharias, hortas, sanitários em desuso, piscinas não tratadas, e caixa de inspeção). Em seguida ficou o Grupo D2 31,3% (lixo, recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas em pátios, ferros velhos, recicladoras e entulhos). Seguido do Grupo A2 12,5% (depósitos ao nível do solo e consumo doméstico [barril, tonéis, tambor, tanque e cisternas]).

As importantes ações do Comitê de Combate às Arboviroses
O  Comitê de Combate às Arboviroses é formado pela coordenação de Endemias, por servidores de demais secretarias da administração pública e de representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada. Ele se reúne uma vêz por mês ou extraordinariamente quando necessário.

O LIRAa realizado em janeiro de 2023, que apresentou o maior índice dos últimos três anos (11%) acendeu um sinal de alerta e forçou o comitê a pensar em ações e campanhas mais eficazes e emergenciais no combate à doença e, consequentemente, ao mosquito transmissor.

Imediatamente, após uma reunião, da qual, dada a relevância da situação, o prefeito fez questão de participar, foi colocada nas ruas uma série de ações envolvendo, além da secretaria de Saúde, o Sindinova, o CDL e a Credinova.

O combate deve continuar
Independentemente de resultados (bons ou ruins) a Vigilância Epidemiológica, juntamente com a Mobilização em Saúde, está em ação permanente, realizando eventos e palestras nas escolas municipais e estaduais com o tema Dengue. A Vigilância também tem unido forças com a secretaria de Desenvolvimento Social no atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social. Juntamente com a Atenção Primária, da secretaria de Saúde, vem implementando ações do Programa Saúde na Escola. E, por fim, a coordenadoria mantém ativa, em parceria com o Sindinova, a realização de palestras aos proprietários e funcionários das empresas do polo calçadista.

Vale lembrar que a Epidemiologia também trabalha em conjunto com a Secretaria de Obras na coleta de materiais inservíveis de imóveis, com o caminhão cata treco, na zona urbana e rural e em ações educativas em parceria com a secretaria de Meio Ambiente.

A sua participação no combate é muito importante
A população deve ficar atenta, pois com o início do período chuvoso os dados podem mudar a qualquer hora: e para pior. Todas as orientações e cuidados devem permanecer diários e contínuos, tanto dentro como nas imediações do seu imóvel. Um descuido é suficiente para que o mosquito realiza nova postura, que com a chegada das águas das chuvas terão suas larvas desenvolvidas muito rapidamente.

É importante que continuemos cientes de que a dengue provoca adoecimento e morte.

Sejam parceiros, tanto setores públicos e privados no combate ao mosquito. O dever é de todos.

Abaixo relação resultados dos LIRAas dos últimos três anos:

Resultado LIRAa 2021 Resultado LIRAa 2022 Resultado do LIRAa2023
Janeiro 6,9%  Alto Risco Janeiro 7,6%   Alto Risco Janeiro 11,2%   Alto Risco
Março  8,4%  Alto Risco Maio 3,7%  Médio Risco

Maio2,1%   Médio Risco
Outubro 5,1%  Alto Risco Julho 2022   1,2% Médio risco Agosto  0,9%   Baixo Risco
  Outubro     2,8 Médio Risco

O resultado foi de IIP 0,9%. Sendo a predominância de focos no Grupo C 56,3% :  os depósitos fixos , tanques, depósitos em obras, borracharias, hortas, sanitários em desuso, piscinas não tratadas, e caixa de inspeção. Em seguida o Grupo D2 31,3% : lixo (recipientes plásticos, garrafas , latas), sucatas em pátios, ferros velhos, recicladoras e entulhos. Seguido do Grupo A2 12,5%: depósitos ao nível do solo: consumo doméstico, (barril, tonéis, tambor, tanque, cisterna).

Bairros onde foram identificados focos:
Estrato 1 Estrato 2 Estrato 3 Estrato 4
Planalto