A substituição das luminárias de vapor de sódio por
equipamentos de LED está avançada em Nova Serrana. Cerca de 9.000 pontos já foram modernizados, garantindo melhor luminância e consequentemente, mais segurança e economia para os cofres públicos. Isso representa mais
50% da instalação.
A ação faz parte do projeto “Nova Serrana Inteligente”, um investimento de
cerca de 70 milhões de reais em obras de infraestrutura, comunicação e segurança, além de instalação de fibra óptica nos prédios da administração pública e pontos de wifi gratuitos para a população.
Comenta o prefeito Euzebio Lago: “Nova Serrana é a cidade do desenvolvimento e mais uma vez saímos na frente. A maioria dos municípios brasileiros ainda mantém em sua rede de iluminação pública luminárias de vapor de sódio. O passo que estamos dando é inovador e é um sonho: ver esta cidade mais iluminada. Isso não é uma trivialidade, não é coisa supérflua, é uma necessidade. Iluminação é questão de segurança pública”, afirma.
A equipe da secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano está trabalhando de segunda a sábado com uma equipe atuando na modernização da iluminação das praças e sete nas ruas e avenidas do município. A distribuição está sendo feita, no momento, nas praças do Bodé e do Coreto, e nos bairros Cidade Nova, Adalberto Amaral/Santa Luzia, Pouso Alegre/Araguaia, Dona Zeli/Fausto Pinto, Sagrada Família, Antônio Venâncio e Campo Belo.
Em outubro, serão oito equipes nas ruas e duas nas praças. A previsão é de que a cidade esteja toda com o novo tipo de iluminação em novembro deste ano. O investimento do governo para realização desta instalação é de
recursos próprios do município.
O secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Hedy Wilson detalha mais sobre os benefícios desta troca: “além de ser mais eficiente, no sentido de garantir maior visibilidade nos pontos, as lâmpadas de LED vão contribuir para a redução de gastos municipais, já que são mais econômicas. Elas também possuem menor custo para manutenção, têm maior durabilidade, não emitem calor, entre outros benefícios!”, ressalta.