AO VIVO: FESTA DO TRABALHADOR DE NOVA SERRANA 2024 - DIA 3
ASSISTIR

02 OUT 2023
OUTUBRO ROSA: PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA E DE COLO DO ÚTERO
As unidades de saúde de Nova Serrana desenvolverão, durante todo o mês de outubro, ações de conscientização sobre a saúde da mulher, prevenção ao câncer de mama e ao colo do útero, como parte do Outubro Rosa.

No dia 7 de outubro será o Dia D da prevenção; quando as unidades de Saúde de todo o município estarão abertas para informar, orientar e atender as usuárias da rede pública municipal de Saúde.

O que é o Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha de prevenção ao câncer de mama realizada anualmente no mundo inteiro. A ideia por trás da campanha é alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama; de compartilhar informações e de promover a conscientização sobre a doença. Por se tratar de um problema relacionado à saúde da mulher, a secretaria de Saúde optou por incluir na campanha ações, palestras e encontros voltados também à prevenção ao câncer de colo do útero.

As ações deste mês visam proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade. Para isso, as equipes de saúde do município de Nova Serrana realizarão palestras e bate-papos nas salas de espera das unidades, abordando o tema, a fim de encorajar mulheres a realizarem seus exames. Os profissionais também orientarão as usuárias da rede pública sobre os procedimentos de saúde ofertados para a Saúde da Mulher, tais como consultas, testes rápidos, vacinas, coleta de exame preventivo, exame clínico das mamas e solicitação de exames de mamografia para mulheres na faixa etária estabelecida.

Atividades no Outubro Rosa

Durante o mês serão dadas orientações sobre a promoção e prevenção da saúde da mulher; prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero; coleta de exames citopatológicos; solicitação de mamografia; consultas médicas; vacinas; teste rápido (Sífilis, HIV, Hepatite B e Hepatite C); aferição de pressão arterial; busca ativa Bolsa Família e cadastros domiciliares (intensificação e outras ações com a Emulti – Equipe Multidisciplinar (antigo NASF) e da Saúde Bucal).

Sobre o Outubro Rosa

O Outubro Rosa surgiu no início da década de 1990 e é anualmente celebrado com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade entre as mulheres acometidas pelo câncer de mama.

Portanto, mulher se cuide, se valorize; procure a unidade de saúde mais próxima de você para agendar seus exames periódicos. O diagnóstico precoce pode salvar a sua vida: faça periodicamente o autoexame!

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024