13 DEZ 2023
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
ESCOLAS DE NOVA SERRANA SÃO DESTAQUE EM MINAS NO PROGRAMA JOVENS MINEIROS SUSTENTÁVEIS

Das 10 melhores do estado, duas escolas são de Nova Serrana

Alunos das escolas municipais Tânia Aparecida Carvalho Saldanha e Conceição Teixeira Bueno participaram nesta terça-feira (12/12) da cerimônia de premiação do programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Também estiveram presentes no momento, os secretários de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Gabriel Chaves, e de Educação e Cultura, Neusa Lago, pastas que em parceria executaram o projeto na cidade de Nova Serrana. Além da superintendente de Meio Ambiente, Ana Carolina Mello e outros membros da coordenação pedagógica do município.

Nova Serrana foi aprovada no Edital e participou pela primeira vez do programa, que foi iniciado em fevereiro deste ano. E já no primeiro ano de participação o município ficou entre as dez primeiras colocadas, sendo a E.M. Conceição Teixeira Bueno (8º lugar) e a E.M Tânia Aparecida Carvalho Saldanha (6º lugar) em todo o estado de Minas. No total, em Nova Serrana, 120 alunos participaram do projeto.

No total, 104 municípios integram o projeto, totalizando 180 escolas municipais e atingindo cerca de 6.500 alunos do 5º ano do ensino fundamental. Das instituições de ensino foram selecionadas 30 destas que se destacaram na edição do programa em 2023 com iniciativas criativas adotadas em sala de aula em prol do meio ambiente. Ao longo dos encontros foram abordadas questões como: o consumo consciente de água e energia; cidadania; gestão sustentável de resíduos sólidos, entre outras.

Com a premiação de destaque, os alunos das escolas municipais de Nova Serrana receberam 12 computadores. Além da entrega dos aparelhos, a cerimônia também foi marcada pela fala das autoridades presentes, entre estas: a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, e dirigentes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). O governador Romeu Zema participou de forma remota deixando também suas considerações.

O secretário de Meio Ambiente, Gabriel Chaves, comentou: “nós ficamos muito satisfeitos com o resultado. Das dez melhores escolas do estado, duas são de Nova Serrana, e é a primeira vez que participamos do projeto. Então só tenho que parabenizar a todos os envolvidos, porque foi um trabalho realizado em conjunto.” A secretária de Educação e Cultura, Neusa Lago, também destacou: “eu tenho muito orgulho das nossas crianças e de tudo o que desenvolveram, de forma particular, neste projeto. E a excelente colocação do município, vem para evidenciar a potência que são. Eu acredito nesta força transformadora da educação e celebro este resultado alcançado.”