26 JAN 2024
LANÇAMENTO DO PROJETO ALFABETIZA NOVA SERRANA ACONTECE NA PRÓXIMA SEMANA

Na próxima quinta-feira (1/2) a Secretaria de Educação fará o lançamento do projeto Alfabetiza Nova Serrana, que tem como base o método fônico de ensino da língua portuguesa. A aplicação será feita durante todo ano com os alunos do 1º ano da rede municipal de ensino e também nas intervenções pedagógicas.

A metodologia foi desenvolvida na Alemanha há cerca de 38 anos e vem sendo trabalhada, garantindo ótimos resultados de alfabetização. O programa é baseado em neurociência cognitiva e tem comprovação de laboratórios de neuroimagem.

No Brasil, o método ficou famoso após o experimento bem sucedido feito pela professora Irene na cidade de Alta Floresta no Mato Grosso. Ela fez a aplicação e conseguiu grande sucesso ao elevar o número do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Hoje, ela é coordenadora do IntraAct, nome dado à metodologia de ensino.

Tomando como referência, o governo municipal lança na cidade o “Alfabetiza Nova Serrana”. Cerca de R$300.000,00 foram investidos para compra do material didático que será utilizado pelos alunos do 1º ano da rede pública de ensino e os professores que também terão um material próprio de suporte.

Além disso, os profissionais de ensino que atuam com a alfabetização, bem como os recuperadores terão disponibilizado um curso online e em março, de forma presencial, pela equipe responsável pelo método.

A secretária de Educação, Neusa Lago, comenta: “o nosso intuito principal com o projeto é aplicar aqui na cidade um método que tem apresentado ótimos resultados. Nós estamos buscando fazer com que os nossos alunos alcancem os melhores índices de aprendizagem. É por isso, que temos trabalhado cada vez mais para aperfeiçoar.”

A metodologia trabalha principalmente a audição, visualização e fala. Tudo isso, pelo exercício da repetição para que o aprendiz vá fixando os sons e os grafemas de cada letra. Além do material didático, também será disponibilizado uma plataforma de base de dados para fins de monitoramento.

O evento de lançamento acontecerá na próxima quinta-feira (1/2) às 15h30, no Auditório do Centro Administrativo e marcará o início das atividades do ano letivo no município.