05 FEV 2024
Prefeitura Nova Serrana

GUARDA CIVIL MUNICIPAL
Nova Serrana-MG 🔺

✔️ GCM REGISTRA CONFUSÃO ENTRE MEMBROS DE TORCIDA EM NOITE DE CLÁSSICO NA PRAÇA DA MATRIZ

- Data: 03 de fevereiro 2024.
- Horário: 19:00.
- BOS:
2024020320014307798
- NAT: Y 07.000
 (Operação Preventiva).

➖➖➖➖➖➖➖➖
📌 *Local: Praça da Matriz - Centro.

📋 Fato
A Guarda Civil Municipal marcou presença na Praça da Matriz neste sábado (03) para garantir  a ordem e a segurança dos torcedores durante o jogo entre as equipes do Cruzeiro e Atlético, válida pelo Campeonato Mineiro de 2024. O evento que foi assistido na Praça José Batista de Freitas, reuniu bastante torcedores dos dois times adversários, inclusive contando com uma torcida organizada da Galoucura, da região metropolitana de Belo Horizonte. Os guardas municipais desempenharam um papel fundamental na manutenção da ordem pública, assegurando a integridade do patrimônio público. A operação preventiva envolveu 04 viaturas e 08 agentes, equipados com escudos, capacetes, bastões, armamento de choque e espargidores de pimenta. Foi realizado diversas abordagens orientativas e preventivas, bem como rondas no entorno da praça.
No final da partida foi registrado uma briga generalizada entre membros das torcidas rivais. A GCM e a PM, que também se fez presente no final do evento, entraram em ação e intervieram. Sendo necessário o uso de equipamentos de menor potencial ofensivo como spray de pimenta para dispersar a multidão que jogava pedras e garrafas de cerveja nas equipes. Após restabelecer a ordem e afastar boa parte do público envolvido na confusão, uma equipe da GCM foi acionada para socorrer uma mulher que estava sofrendo convulsões, quando neste instante um tijolo foi jogado em direção aos agentes, onde que graças ao guarda municipal que estava com o escudo de proteção, não atingiu a vítima ao solo, porém acertou o capacete e consequentemente o rosto do GCM que teve um pequeno corte no nariz, sendo encaminhado a UPA, onde recebeu alta em seguida, voltando ao serviço ativo logo depois. Não foi possível visualizar o autor. Na ação foi apreendido várias bombas que seriam lançadas na praça e um simulacro de arma de fogo. Ninguém foi preso.
A GCM e a PMMG permaneceram no local até o esvaziamento total da praça.
Circulam em redes sociais alguns vídeos que mostram parte da confusão.
 ➖➖➖➖➖
GUARDA CIVIL MUNICIPAL