12 MAR 2024
O PAÍS EM GUERRA CONTRA A DENGUE
Com o intuito de minimizar a grave situação da dengue, que vem apresentando um grande aumento de casos de pessoas contaminadas pela doença em todo o Brasil, a Secretaria de Saúde de Nova Serrana, por intermédio da Vigilância Epidemiológica, tem realizado diversas ações de combate ao mosquito aedes Aegypti.

Desde as últimas semanas do mês de fevereiro vêm sendo realizadas em todo estado de Minas Gerais ações do Dia D de conscientização do combate às arboviroses.

A secretaria de Saúde, em parceria com a secretaria de Educação, o departamento da Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros realizaram uma ação intensa nos bairros: Ana Carolina, Maria Rita, Santa Sara, Santo Antônio, Industrial, Itapuã, Santa Tereza, Planalto, Frei Ambrósio, Campo Belo, Amaral, Concesso Elias, Esplanada, Lincoln Nogueira 1 e 2, Antonio Venâncio 1 e 2, Sandra Regina e Belvedere.

Durante a ação, foi realizado um trabalho educativo intenso, indo os agentes de endemias e os agentes comunitários de Saúde de porta em porta dos bairros citados. No mesmo dia, os agentes e servidores da Defesa Civil retiraram inservíveis de inúmeros imóveis.

A secretaria de Obras disponibilizou três caminhões de grande porte para retirada de entulho dos imóveis, enquanto uma retroescavadeira ia limpando lotes vagos e retirando entulhos diversos das vias públicas.

O resultado

Em apenas um dia de trabalho da epidemiologia foram coletadas dez caçambas de entulhos e três caminhões de inservíveis dos respectivos bairros. Diante da grande quantidade de focos encontrados, os agentes retornaram aos bairros pendentes e finalizaram a ação, retirando mais seis caminhões de lixo diversos. Toda a ação (somando os volumes retirados) resultou num total correspondente a 19 caminhões de entulhos.

Sua participação importa

As ações de combate à dengue continuam ativas, com eliminação e remoção de lixo de imóveis, e uso de UBV costal nos bairros com maior número de casos notificados. Além do trabalho contínuo nas escolas do município.

É sempre importante esclarecer que a mais eficiente ação de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya é manter sua casa livre de focos. Evitar frascos e locais com água parada, manter quintais e descartar inservíveis já é de grande ajuda no sentido de evitar que você e seus vizinhos sejam picados pelo aedes e venham a contrair as doenças. Dengue, zika e chikungunya matam...! Faça a sua parte.