Dentre os 853 municípios de Minas Gerais, Nova Serrana ficou em 4º lugar no ranking em Desenvolvimento Sustentável, do estado. No âmbito nacional, dos 5.570 municípios brasileiros, a cidade ficou em 33º lugar, conquistando um Nível de Desenvolvimento Alto.
O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis (PCS).
O IDSC é uma ferramenta que busca estimular o cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e que pretende gerar um movimento de transformação na gestão pública municipal.
A intenção é orientar a ação política dos prefeitos, definir referências e metas com base em indicadores e facilitar o monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em nível local.
A metodologia do IDSC-BR foi elaborada pela rede SDSN (UN Sustainable Development Solution Network), uma iniciativa que surgiu dentro da própria ONU para mobilizar conhecimentos técnicos e científicos da academia, da sociedade civil e do setor privado no apoio de soluções em escalas locais, nacionais e globais.