Durante a estiagem a umidade do ar fica baixa e as matas mais secas. Com isso, as ocorrências de queimadas aumentam. Diante disso, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) de Nova Serrana está promovendo uma campanha.
O intuito principal é conscientizar a população a não colocar fogo em lotes e matas, como também não queimar lixo em terrenos baldios. A ação visa sobretudo combater a prática de queimadas.
Nos últimos dias, no município tem ocorrido com muita incidência, queimadas provocadas, que, de acordo com a Lei Federal Nº 9.605/98, configuram como crime ambiental. A pena para quem promove incêndio em mata ou floresta é de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
O Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Gabriel Chaves, comenta: “é necessário que a população além de se conscientizar que a prática de queimadas é criminosa, atue também denunciando as incidências.”
Você pode ajudar a combater esta prática de crime ambiental! Para denunciar acione o 162. Já em caso de incêndio ligue: 193.