Nova Serrana se prepara para realizar, no próximo dia 27 de julho, a 11ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+. Com o tema “O Verde e o Amarelo Vivem Sempre Felizes no Arco-Íris”, a festa será realizada na Avenida Dom Cabral, a partir das 14h, reunindo a população para um grande ato de visibilidade, respeito e celebração à diversidade. O evento faz parte do calendário oficial do município através da Lei 2.712/19.
Organizada pelo Movimento LGBT de Nova Serrana com apoio da Prefeitura Municipal, a Parada já se consolidou como uma importante manifestação de resistência, cultura e inclusão na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Em 2023, o evento foi reconhecido com o Prêmio Butterfly de Melhor Parada do Interior de Minas Gerais, premiação concedida durante o Queer Festival BH, que homenageou personalidades, iniciativas e eventos que se destacaram no apoio e fortalecimento da comunidade LGBTQIAPN+.
Com o apoio da Lei Municipal nº 2.712/2019, que oficializa a Parada como evento do calendário oficial do município, a 11ª edição promete repetir o sucesso dos anos anteriores. A programação conta com atrações locais e nacionais. O destaque deste ano é a cantora Wanessa Camargo, que sobe ao palco para animar o público com seus grandes sucessos.
Entre as atrações locais, estão confirmados a performance das drag queen Allegra Kills e Leo Pretty, Isabel Alves, o DJ Daniel Fan e apresentação da Quadrilha Junina Encandear, do . Já o comando da festa ficará por conta de Bárbara Raquel, comunicadora e criadora de conteúdo e Fabiano Santana, produtor cultural e nome importante no ativismo LGBTQIAPN+ no estado.
A Parada é um ato político, cultural e social, que reafirma o direito à liberdade, ao respeito e à existência da comunidade LGBTQIAPN+ em todos os espaços. O evento também tem um papel importante na movimentação da economia local, no fortalecimento do turismo e no estímulo à inclusão e ao diálogo social.