Estão abertas até o dia 14 de novembro, o cadastro do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM). O cadastramento do Sucem é unificado entre as redes estadual e municipal de ensino, e deve ser realizado pelos pais e responsáveis de crianças que serão inseridas na educação pública 2026.
O cadastro é obrigatório para:
- Todos os alunos que ingressarão em 2026 no 1º ano do ensino fundamental, com 6 (seis) anos de idade completos ou a completar até 31 de março de 2026 (incluindo os alunos que estão matriculados em 2025 no pré 5);
- Alunos que ingressarão nos demais anos de escolaridade da Educação Básica, advindos de redes particulares ou de outras localidades;
- Alunos que já estiverem matriculados em 2025 em escola da Rede Pública de Ensino, mas cuja escola NÃO OFERTE, em 2026, o nível de ensino ou o ano de escolaridade subsequente a ser cursado pelo estudante;
- Alunos que estão concluindo em 2025 o 9º ano.
- Também devem fazer a inscrição dentro do prazo divulgado, pessoas que pretendem retomar os estudos e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
É importante destacar que os alunos matriculados este ano (2025), no fundamental I em escolas que ofertarão em 2026 a próxima série/ano, não precisam fazer o cadastramento do SUCEM.
Prazo
É fundamental que as famílias fiquem atentas ao prazo para o cadastramento SUCEM de 2026.
O cadastro SUCEM ficará aberto de 14 de outubro a 14 de novembro. É crucial que a comunidade escolar comece a se preparar e a informar as famílias dos alunos público-alvo sobre os prazos e as ações necessárias para o preenchimento. A perda do prazo pode dificultar o acesso à vaga desejada.
Lembrando que esse cadastro, ainda que realizado em 2025, é para a distribuição das vagas do ensino fundamental para 2026.
Onde fazer o Cadastro SUCEM?
O cadastro escolar deverá ser feito de forma on-line no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula – SUCEM, através do link:
cadastroescolar.educacao.mg.gov.br
Os pais ou responsáveis que não têm acesso à internet poderão comparecer às escolas estaduais, municipais ou na Secretaria Municipal de Educação com os documentos pessoais do aluno, do responsável e comprovante de endereço.
Documentos necessários
Para realizar as inscrições, os responsáveis devem acessar o site e preencher o formulário informando o endereço residencial, CPF e certidão de nascimento do estudante, além do CPF da mãe, do pai ou do responsável legal.
Confirmação do cadastramento e matrícula
A matrícula será confirmada diretamente na escola indicada pelo SUCEM. Para as escolas da rede estadual o período de matrícula será de 26/12/2025 a 09/01/2026.
Já para as matrículas da rede municipal o período de matrícula será divulgado posteriormente no site oficial da Prefeitura de Nova Serrana.
Para realização da matrícula é necessário a apresentação dos documentos pessoais e escolares do estudante e de seu responsável. Também é assegurado o direito à matrícula de estudantes em situação de vulnerabilidade — como estrangeiros, refugiados e aqueles sem documentação completa.
Critérios de Encaminhamento
Para a distribuição das vagas, o SUCEM considera os seguintes critérios, em ordem de prioridade:
- Estudante público da Educação Especial;
- Residência no zoneamento escolar;
- Residência na zona;
- Irmão(s) matriculado(s) na escola pretendida, respeitando o zoneamento;
- Estudante já integrante da rede pública estadual;
- Estudante com menor idade.
Apoio às Famílias
O processo de matrícula é uma responsabilidade compartilhada entre estudantes, famílias, escolas e a SEE/MG. As unidades escolares deverão oferecer suporte às famílias que não têm acesso à internet, disponibilizando computadores para a realização da inscrição.