18 MAR 2013
Aberto pré-cadastro para cursos do Pronatec
Programa vai beneficiar mais de 170 famílias de baixa renda em Nova Serrana

Estão abertas as inscrições para o pré-cadastro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego de Nova Serrana. A iniciativa é uma parceria do Pronatec/Brasil Sem Miséria com a Secretaria Municipal de Ação Social e visa profissionalizar indivíduos e famílias de baixa renda.

Os cursos serão ministrados pelo Senai de Nova Serrana e os interessados deverão procurar a sala A-5, no Centro Administrativo, de segunda à sexta, entre 9h e 18h. Serão oferecidos cursos de auxiliar administrativo, mecânico de máquinas, pesponto, entre outros. O programa atenderá mais de 170 famílias carentes de Nova Serrana.

O objetivo do programa é profissionalizar pessoas com baixa renda inseridas nos programas sociais ou com perfil de acordo com o  CadÚnico (ter renda per capta de no máximo meio salário mínino ou três salários míninos por família). “São cursos profissionalizantes para tratar a auto-estima e a inserção cidadã com o objetivo de vencer as vulnerabilidades sociais”, ressalta o assistente social e coordenador do programa no município, Roberto Góis.

O Pronatec/BSM é uma parceria entre os programas Acesso ao Ensino Técnico e Emprego com o Brasil Sem Miséria e tem o objetivo de capacitar profissionalmente pessoas e famílias de baixa renda. São cursos de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas.

Os cursos são gratuitos e os beneficiários recebem alimentação, transporte e todo o material escolar. Pessoas com deficiência terão prioridade. O pré-cadastro não garante a matrícula e a matrícula no curso não implica no corte do benefício. O objetivo do Pronatec/BSM é capacitar um milhão de pessoas até 2014.

Os interessados devem preencher os seguintes requisitos:

• Ter entre 16 e 59 anos

• Possuir CPF e NIS

• Ter ensino fundamental ou médio incompleto

• Ser cadastrado ou estar em processo de cadastro no CadÚnico (cadastro que dá acesso à programas sociais como Bolsa Família, BPC e outros)

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024