31 MAR 2015
Combate à Dengue é intensificado em Nova Serrana

A Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Nova Serrana estão realizando intensos trabalhos de combate ao mosquito da Dengue. Segundo o último levantamento o índice no município foi de 5%, acima do recomendado pelo Ministério da Saúde que é de 1%.

Uma das frentes de trabalho é feita com a utilização o UBV Costal em alguns bairros do município onde os números de casos de têm aumentado. Para prevenir uma epidemia o trabalho dos Agentes da Dengue também tem sido de grande importância.

Outros trabalhos realizados para conter o avanço do mosquito são o atendimento imediato as reclamações e denúncias de foco, eliminação de criadouros, campanhas educativas, tapamento de caixas d’água e a campanha Quintal Limpo em parceria com setor de obras, que retira entulhos e lixos de lotes vagos e quintais.

LIRAa

O 2º LIRAa, Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti, foi realizado em Nova Serrana do dia 10 a 12 de março. Esse levantamento é realizado através das visitas dos Agentes de Combate a Endemias aos imóveis, quando são retiradas amostras dos possíveis criadouros dos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictus e larvas, que são as fases iniciais dos mosquitos. O resultado da pesquisa foi de Índice de Infestação Predial (IIP) 5%. Os locais onde mais foram encontradas larvas dos mosquitos foram: Lixo (recipientes plásticos, latas, sucatas, entulhos), bebedouros de animais, tonéis, caixas d’água e pneus.

Segundo a coordenadora de Endemias, Idália Carneiro, a população deve ficar alerta e tomar atitude de não deixar água parada, eliminar todos os possíveis criadouros dos mosquitos e tampar as caixas d’agua. “Não podemos ficar esperando o mosquito crescer para depois tentar solucionar, pois nessa fase pode ser muito tarde. A prevenção é a melhor solução, e evita mortes.”

Quem estiver com os sintomas de Dengue ou Chikungunya como febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, vômitos, cansaço e dor no corpo, dores nos punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos, deve procurar imediatamente um médico em uma das Unidades de Saúdes de Nova Serrana, pois a automedicação não é recomendável, e  outros problemas de saúde podem ser agravados.