01 JUN 2015
Vigilância Epidemiológica de Nova Serrana intensifica combate à Dengue
Em 2014, foram 527 casos confirmados, em 2015, até o momento, o número é de 33

Com o objetivo de intensificar a luta contra a Dengue em Nova Serrana e promover uma maior interação entre a população e o Município, o setor de Vigilância Epidemiológica vem intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Em 2014, Nova Serrana fechou o ano com 710 notificações e 527 casos confirmados. Em 2015, até o momento são 409 notificações e 33 casos confirmados.

Várias atividades estão sendo realizadas no sentido de combater o avanço do mosquito da Dengue, como a rua de lazer, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cultura e Educação, onde garrafas pet, latas e pneus são trocados por materiais escolares; palestras nas empresas e escolas sobre a situação da Dengue na cidade e visitas aos sábados de agentes epidemiológicos à domicílios.

Além disso, o projeto “Quintal Limpo”, em parceria com setor de obras, recolhe lixo de quintais em casas de bairros onde o índice de dengue é maior; o Projeto de Troca realiza troca de lixo reciclável (lata, pet e pneu) por material escolar e o projeto de Artesanato com Material Reciclável incentiva a confecção de vasos para plantas, banco e puf’s tendo como matéria prima, pneus usados.

A Secretaria de Saúde também criou o Comitê de Prevenção da Dengue e Chikungunya Intersetorial, que conta com a participação de representantes do Poder legislativo, Secretarias Municipais, representantes de escolas, CRAS, PSF’s, além da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, que juntos pensam e desenvolvem ações para conter a proliferação do mosquito da Dengue.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024