09 JUN 2015
Reuniões da 3ª turma do Grupo de Tabagismo começam dia 26
Equipe de profissionais incentiva fumantes a pararem de fumar e auxiliam no combate ao vício.

A Secretaria de Saúde de Nova Serrana iniciará as reuniões com a 3º turma do Grupo de Tabagismo no dia 26 de junho. Com encontros semanais, equipe composta por psicólogos, médicos e enfermeiros orienta a ajudam fumantes a abandonarem o cigarro.

Fumantes interessados em deixar o vício do cigarro podem procurar o PSF de seu bairro e se inscreverem para a 3ª turma do Grupo de Fumantes. As reuniões começam no dia 26 de junho e acontecem às terças-feiras na escola Dioneta Batista.

De acordo com a coordenadora dos do Programa da Saúde da Família, Fernanda Lúcia Brito o objetivo do Grupo é incentivar fumantes a combaterem o vício por nicotina, um dos maiores causadores de câncer de laringe, boca e pulmão no mundo.  “Trabalhamos principalmente com a prevenção do hábito de fumar. Muitos fumantes têm vontade de largar o cigarro, mas por falta de estratégias de prevenção não conseguem”.

O Grupo de Tabagismo de Nova Serrana foi instituído em 2013 no PSF do bairro Novo Horizonte e, em 2014, estendeu suas atividades para todos os PSF’s da cidade. As reuniões são conduzidas por médicos, enfermeiros e psicólogos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e acontecem uma vez por semana para os iniciantes, depois a cada 15 dias e, finalmente, uma vez por mês.  Os participantes também têm acesso à medicamentos para ajudar no combate ao vício, desde que diagnosticada a necessidade.

“Estamos na terceira turma do Grupo de Tabagismo e os resultados são cada vez mais satisfatórios. A primeira turma contava com 60 pessoas e quatro deixaram de fumar. A segunda turma teve 70 participantes e 28 conseguiram abandonar o cigarro. Agora a expectativa é de que um número ainda maior de fumantes consiga deixar o vício com a ajuda do Grupo”, conta Fernanda.

As reuniões do Gruo de Tabagismo seguem o cronograma instituído pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e buscam ajudar fumantes a tomarem consciência dos malefícios do fumo, além de incentivar a decisão de parar de fumar e auxiliar no combate ao vício.

Interessados em participar podem procurar o PSF de seu bairro e fazer o cadastro no Grupo de Tabagismo. As reuniões acontecem às terças-feiras, na escola Dioneta Batista, no Centro. Mais informações 3226-8787.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024