09 JUN 2015
PSF’s em Nova Serrana realizam cerca de 500 mil atendimentos por ano
Número aumentou em mais de 80 mil em dois anos

Desde 2013, os 17 PSF’s de Nova Serrana contam com médicos atendendo de segunda à sexta-feira e durante o Horário do Trabalhador, que varia de acordo com cada unidade. Essa foi uma das ações que contribuíram para que os atendimentos nas unidades aumentassem em mais de 80 mil em apenas dois anos.

Realidade bem diferente de alguns anos atrás, quando nem todas as unidades contavam com médicos todos os dias. Em 2012, apenas sete dos 17 PSF’s ofereciam atendimento com médico de segunda a sexta-feira. É isso mesmo, muitas pessoas chegavam nas unidades de saúde e não tinha médico para atendê-las.

Mas de 2013 para cá muita coisa mudou. Foram contratados médicos para todos os 17 PSF’s e não falta mais remédio em nenhuma unidade. Além disso, em dois anos, o número de atendimentos aumentou em mais de 80 mil. Em 2014 os PSF’s realizaram quase 500 mil atendimentos, número bem acima dos pouco mais de 400 mil atendimentos realizados em 2012.

NASF

Desde 2014, os PSF’s também contam com o apoio do NASF. O Núcleo de Apoio a Saúde da Família de Nova Serrana é composto por vários profissionais como o objetivo de apoiar as unidades de Programa de Saúde da Família (PSF) e atender pacientes, com foco nas ações de prevenção de doenças e na promoção da saúde.

A equipe do NASF conta com três assistentes sociais, uma enfermeira, três fisioterapeutas, uma fonoaudióloga, três nutricionistas, sete psicólogas, uma terapeuta ocupacional e cinco educadores físicos.

Os profissionais desenvolvem com os pacientes várias ações como atendimento individual; atendimento em grupo para todas as faixas etárias; hidroginástica; atividade física; reabilitação; atendimento em equipe; atividades de promoção e prevenção de saúde; saúde auditiva (aparelho auditivo); atividades em grupo; oficinas para crianças; visita domiciliar; capacitação para os profissionais de saúde.

Os encaminhamentos para estes profissionais são realizados pelas enfermeiras e médicos das unidades de PSF e da Policlínica. Os profissionais dos PSFs auxiliam no agendamento com a equipe do NASF e as ações desenvolvidas por esta equipe acontecem dentro da unidade ou próximo a mesma.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024