29 JUN 2015
Eficiência do Setor de Faturamento garante vaga para mais de 100 cirurgias por mês
Setor é responsável pelo agendamento de cirurgias eletivas de alta e média complexidade além de vários outros serviços

O Setor de Faturamento da Secretaria de Saúde é responsável por vários serviços que contribuem diretamente para a oferta gratuita de vários tipos de cirurgias para os usuários do sistema municipal de Saúde. Através desse setor são disponibilizadas cerca de 100 vagas por mês para cirurgias eletivas de alta e médica complexidade.

Dentre os vários serviços realizados pela equipe de Faturamento está o agendamento de cirurgia eletiva. O paciente procura a recepção da Secretaria de Saúde com os documentos pertinentes à sua cirurgia, faz a solicitação e aguarda em casa o retorno do com o dia exato de sua cirurgia. A equipe é composta por uma coordenadora, três auxiliares de Faturamento, uma enfermeira auditora, duas arquivistas e funciona de segunda a sexta, de 7h às 17h.

Segundo a coordenadora, Lourdinha Saldanha dos Santos, o Setor de Faturamento melhorou muito seu serviço depois de 2013. “A atual Administração, preocupada com a população e visando a melhoria em todos os setores, vem realizando mais cirurgias e pactuando atendimentos com outros municípios, como Alfenas, Belo Horizonte, Divinópolis, Nova Lima, Para de Minas e Pitangui para garantir o acesso aos serviços de saúde de qualidade prestados pelo SUS”.

Em 2012, o setor agendou apenas 885 cirurgias. Já em 2013, o número subiu para 1.066 e no ano seguinte para 1.406. E de janeiro a maio de 2015, já foram realizadas 242 cirurgias, como Cardíaca, oncolológica, ortopédica, neurológica, cabeça e pescoço e cirurgia geral.

Além do agendamento de cirurgias o Setor de Faturamento é responsável pelo processamento dos atendimentos ambulatoriais ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na rede Publica, pelo gerenciamento dos Sistemas Operacionais de Faturamento, consolidação de dados, codificação dos procedimentos, processamento e alimentação do banco de dados dos Sistemas de informações do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), que tem como responsabilidade transmitir informações dos atendimentos realizados pelos profissionais de saúde de todas Unidades Publicas à Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais e ao Ministério da Saúde.

Entre outras atividades estão a Autorização de Internação Hospitalar (AIH) e o cadastramento dos profissionais de Saúde e estabelecimentos junto ao Sistema de Cadastro Nacional do Estabelecimento de Saúde Púbica e Privada (SCNES), Remanejamento de Programação Pactuada e Integrada (PPI) e entrega de cópia de Prontuário Médico das Unidades Publica Municipais de Saúde.

Para casos de cirurgias eletivas de média e alta complexidade os documentos necessários são: Laudo de Autorização de Internação Hospitalar (AIH) em duas vias devidamente assinado e carimbado pelo médico solicitante, copia de: identidade, CPF, Cartão SUS; contato telefônico, laudos dos exames de tomografia, ressonância, ultra-som, raio X  e outros exames se realizados.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024