05 AGO 2015
Inspeções da Vigilância Sanitária garantem qualidade de produtos e serviços oferecidos em Nova Serrana
Órgão realiza cerca de 65 inspeções por mês

A Vigilância Sanitária de Nova Serrana realiza inspeções em vários tipos de estabelecimentos comerciais da cidade, a fim de garantir a qualidade dos produtos e serviços oferecidos no Município e prevenir riscos à saúde da população. Além disso, o órgão atende reclamações e denúncias, realiza o cadastro de estabelecimentos sujeitos a fiscalização e o licenciamento de estabelecimentos sujeitos a inspeção sanitária.

A Vigilância Sanitária é, por definição, um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Desse modo, o objetivo das ações de Vigilância Sanitária vai além de garantir que os produtos, assim como serviços prestados no município tenham um nível de qualidade satisfatório, minimizando a possibilidade de ocorrência de efeitos nocivos à saúde, provocados pelo consumo de bens e serviços impróprios.

Em 2014, a Vigilância Sanitária realizou 589 inspeções e atendeu 237 denúncias e reclamações, totalizando um número de 826 atendimentos. Uma média de 65 inspeções por mês.

São várias as ações desenvolvidas pela Vigilância Sanitária. Entre elas destaca-se a inspeção sanitária em locais como comércios varejistas de produtos alimentícios e de higiene; perfumes e outros produtos; consultórios profissionais de saúde; estabelecimentos de ensino; hotéis; motéis; salões de beleza; estúdios de tatuagem e piercing; veterinárias; açougues; bares; bufês; cantinas entre outros.

O órgão vinculado à Secretaria de Saúde também realiza coleta de amostras de alimentos incluindo água (análises fiscais); programas de controle de qualidade, atendimento a denúncia; apuração e investigação de denúncias relacionadas aos riscos sanitários decorrentes da produção e circulação de bens (alimentos; medicamentos; produção de material educativo, entre outras atividades).

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária em Nova Serrana, Eduardo Peixoto, é preciso entender o órgão “como parte integrante e primordial da área da saúde, sendo um conjunto de ações específicas de proteção à saúde que contempla os mais diversos campos de atuação, desde os específicos da área sanitária, como saneamento, educação, segurança entre outros”.

Em 2015, Vigilância Sanitária de Nova Serrana alcançou uma grande conquista. Foi implantada a Junta Julgadora dos processos administrativos e do assessoramento jurídico no setor. O trabalho da Junta contribuirá para dar mais eficiência e agilidade aos serviços permitindo ações mais efetivas no setor.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024