14 AGO 2015
Casos confirmados de Dengue em Nova Serrana têm redução de 70%
De janeiro a julho de 2015, número de notificações também caiu em comparação com o mesmo período de 2014

O índice de Dengue em Nova Serrana apresentou queda na comparação entre os anos de 2014 e 2015, no período de janeiro a julho. Tanto os números de casos suspeitos como os de confirmados tiveram redução. A Secretaria de Saúde atribui a queda dos índices às ações realizadas pelo setor de Endemia e aos trabalhos de conscientização.

De janeiro a julho de 2014 foram registradas 682 notificações. Destes 520 exames deram positivos. Já no mesmo período de 2015, o número de casos registrados foi de 635. Destes, apenas 146 exames confirmaram a doença.

A queda no índice de casos registrados foi de 6,8%. Já no número de casos confirmados a redução foi de 71,9%.

A coordenadora do setor de Endemias, Katiúscia Freitas diz que a redução dos casos de deve à intensificação do combate ao mosquito da Dengue realizado pela equipe de agentes epidemiológicos e aos trabalhos de conscientização. “Podemos atribuir essa redução às ações realizadas pelos agentes de endemias, como as visitas domiciliares e as ações de mobilização social, como palestras em fábricas, escolas, em diversos eventos realizados pela Prefeitura e outras campanhas, tendo como parceira a população”.

Outra medida tomada para melhorar o combate à Dengue foi a implantação do Comitê Municipal de Dengue e Chikungunya, que reúne esforções em parceria com outras Secretarias do Município.

Katiúscia alerta para algumas das dificuldades encontradas pelos agentes. “Os maiores desafios são os imóveis fechados, as caixas de água abertas e o armazenamento inadequado do lixo, pedimos a população para ficar atenta à esses detalhes e contribuir para o controle do mosquito Aedes Aegypti”.

Além do combate à Dengue A Vigilância Epidemiológica realiza outras diversas atividades para a preservação da saúde individual e coletiva no Município. Segundo Freitas a Vigilância Epidemiológica é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva. “Nosso o objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população por meio da prevenção e controle de doenças”, completa.

Atualmente as doenças com maiores índices em Nova Serrana são as doenças não transmissíveis, como as doenças do aparelho circulatório, como a Hipertensão e doenças cardíacas e doenças metabólicas, como a diabetes.

Outro fator que chama atenção e preocupa as autoridades sanitárias em relação à saúde coletiva é o alto número de acidentes de trânsitos e de vítimas de violência de modo geral.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024