17 SET 2015
2ª dose da vacina contra HPV já está disponível
Imunização acontece nos PSF’s e na Policlínica Municipal

Crianças e adolescentes do sexo feminino, na faixa etária de 9 nove a 11 anos e que já receberam a primeira dose da vacina contra HPV já podem procurar qualquer unidade de saúde ou a Policlínica Municipal de Nova Serrana para receberem a 2ª dose. O vírus HPV é responsável por 70% dos casos de câncer do colo do útero, a terceira causa de morte de mulheres no Brasil.

A primeira dose foi disponibilizada em março de 2015, e agora em setembro, todas as meninas que foram imunizadas precisam receber a 2ª dose. A 3ª e última dose será disponibilizada daqui cinco anos.

“A nossa meta é vacinar 80% da população alvo, que corresponde a 1.900 meninas, eliminando o risco de doenças causadas pelo HPV, principalmente o câncer de colo de útero, que é uma doença grave, considerada um importante problema de saúde pública devido à alta incidência de mortalidade”, afirmou a coordenadora da Policlínica, Alízia Carvalho.

Este ano, o Ministério da Saúde incluiu no grupo alvo da vacinação as mulheres de 9 a 26 anos que vivem com HIV, pois são mais suscetível a complicações decorrentes do HPV, esse público tem probabilidade cinco vezes maior de desenvolver câncer no colo do útero do que a população em geral. Para este grupo, o esquema vacinal também conta com três doses, mas com intervalos diferentes. A segunda e a terceira doses serão aplicadas, respectivamente, dois e seis meses após a primeira. Nesse caso, elas precisarão apresentar a prescrição médica.

“Estamos na fase de mobilização para a vacinação de 2ª dose da vacina contra HPV, onde o objetivo é alertar a importância de se completar o esquema vacinal. Porém, todas as meninas de 9 a menor de 15 anos, que não receberam a 1ª dose da vacina, ainda devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para serem imunizadas, iniciando o esquema vacinal e ficando protegidas contra a doença”, completa Alízia.

Mais informações no telefone 3225-8700.