20 OUT 2015
Secretaria de Saúde divulga novo LIRAa
Resultado apontou número dentro da média aceitável pelo Ministério da Saúde

A Vigilância Epidemiológica de Nova Serrana realizou de 13 a 15 de Outubro, o quarto Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), de 2015. O resultado foi de 0,9%, número que está dentro do índice aceitável pelo Ministério da Saúde, que é de 1%.

O Levantamento é uma ferramenta que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito da Dengue e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença.

A ação colocou todas as equipes de agentes de endemias do setor de Vigilância Epidemiológica diretamente nas ruas para a realização da pesquisa, identificando criadouros do Aedes aegypti nos bairros. A mobilização contou com o suporte de profissionais da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis.

De acordo com a responsável pelo setor epidemiológico Solange Delavalle, um novo LIRAa será realizado no mês de Novembro.

Trabalho dobrado

O Setor de Epidemiologia da secretária de saúde tem realizado durante todo o ano inúmeras ações de combate à Dengue, como visitas nas residências, indústrias e lotes vagos.

Além disso, peças teatrais e palestras tem acontecidos em empresas e escolas do município para chamar a atenção das crianças, jovens, adolescentes e adultos.

Abaixo os resultados dos levantamentos realizados em Nova Serrana no ano de 2015.

PERÍODO                                       ÍNDICE DO LIRAa

JANEIRO 2015                              1,3%

MARÇO 2015                                5,0%

AGOSTO 2015                               0,6%

OUTUBRO 2015                           0,9%

Mais informações sobre o LIRAa podem ser obtidas na Secretária de Saúde ou pelo telefone (37)- 3225-8735.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024