04 NOV 2015
2ª etapa da vacinação contra febre aftosa começou domingo
Prazo termina dia 30 de novembro

Começou no domingo (1), a segunda etapa de vacinação anual do rebanho mineiro contra a febre aftosa. Os produtores rurais de Nova Serrana e região terão até 30 de novembro para vacinar bovinos e bubalinos de sua propriedade com idade de zero a 24 meses.

A primeira etapa de vacinação ocorreu em maio deste ano. A vacinação é obrigatória e é a única forma de proteger os animais contra a doença. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) estima que deverão ser vacinados nesta etapa cerca de 9,8 milhões de animais em todo o estado.

Minas Gerais completará em 2016 duas décadas sem registrar focos de febre aftosa. Com isso, o estado mantém o status obtido junto à Organização Mundial de Saúde Animal de área livre de febre aftosa com vacinação.

Os produtores de Nova Serrana poderão adquirir a vacina contra a aftosa em casa agropecuárias da cidade. Será necessário que apresente, no ato da compra, carteira de identidade ou CPF.

A legislação prevê que os produtores rurais comprovem a vacinação do seu rebanho junto ao IMA. Para isso é necessário que o produtor preencha o Formulário de Declaração de Vacinação, também conhecido como Carta Aviso de Vacinação, que está disponível no site www.ima.mg.gov.br.

O produtor também tem a opção de declarar a vacinação pessoalmente na unidade do IMA que fica na sede do Centro Administrativo. Quem não vacinar o rebanho poderá pagar multa de R$68,07 por animal não vacinado.

Mais informações pelo telefone 37 3226-9004.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024