02 DEZ 2015
Dia Internacional da Luta contra a AIDS
Data é celebrada todos os aos no dia 1º de Dezembro e visa chamar a atenção para o aumento nos casos de AIDS em todo mundo

O Dia Internacional da Luta contra a AIDS tem o objetivo de conscientizar a população sobre uma das doenças que mais mata no mundo. Não apenas para informar sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença, a data também tem a função de auxiliar no combate contra o preconceito contra os portadores de HIV.

O vírus da AIDS (HIV) destrói as células brancas do organismo, responsáveis por proteger e combater doenças no corpo humano. Com a destruição das defesas do organismo, o corpo fica fragilizado e propício a ser atacado por inúmeras doenças, como pneumonias, infecções, herpes e até mesmo alguns tipos de câncer.

A AIDS pode ser transmitida através do contato de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas.

A doença não tem cura, mas pode ser tratada com coquetéis antiaids, quando diagnosticada a tempo, melhorando a qualidade de vida do infectado. Desde o início da epidemia em 1982 até agora foram notificados em Minas 28.717 casos, deste número, 68% são homens e 22% mulheres.

No estado de Minas é observado o crescimento da AIDS na faixa etária de 50 a 59 anos.

Nova Serrana

Em Nova Serrana, no ano de 2014, foram notificados 11 casos de HIV e em 2015, até o momento nove casos. Em um ano houve um aumento de casos na faixa etária de 40 a 65 anos segundo os Dados epidemiológicos de DST/AIDS do município.

Além do aumento de DST /HIV em Nova Serrana, houve também um crescimento expressivo no número de casos de sífilis, situação que preocupa o município por se tratar de uma doença oportunista como porta de entrada para de HIV.

A prevenção das DTS’s está relacionada ao uso dos preservativos nas relações sexuais e ao diagnóstico precoce da doença através do exame de sangue que é gratuito e pode ser feito nas unidades de saúde do município.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (37) 3225-8730.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024