AO VIVO: FESTA DO TRABALHADOR DE NOVA SERRANA 2024 - DIA 1
ASSISTIR

16 DEZ 2015
Nova Serrana encerra 2015 com Dengue controlada
Entretanto os cuidados devem continuar principalmente no verão

Nova Serrana fecha o ano de 2015 com o índice de Dengue de 0,9%, número dentro da média preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. Agora os trabalhos serão focados na prevenção e na orientação da população quanto aos cuidados, principalmente durante o verão, quando o número de casos sobe em todo o Brasil.

Em 2015, foram notificados em Nova Serrana 664 casos, sendo 415 positivos e 251 negativos. Além disso, ouve duas mortes por Dengue. A Coordenadora de Endemia de Nova Serrana Solange Delavali disse que é o momento de toda população ficar alerta. “Não é só porque fechamos o ano dentro da média tolerada que podemos deixar de tomar os cuidados. O período de chuvas é o mais preocupante e todos precisam fazer o ‘dever de casa’”.

Com a intensificação do trabalho de combate aos focos do mosquito da Dengue e de orientação à população, o índice de infestação em Nova Serrana vem caindo desde março, quando o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) apontou infestação de 5%. No levantamento de agosto o número foi para 0,6% e fecha o ano, com 0,9%, como apontou a pesquisa feita em outubro.

Segundo o setor de Endemias os três bairros com maior índice de dengue são Concesso Elias, Frei Ambrósio e Planalto. “Mas a situação também é preocupante em outros bairros da cidade, por isso devemos cuidar da nossa casa e quintal e também da rua, da cidade. Nova Serrana recebe muitos migrantes, principalmente das regiões norte e nordeste do Brasil e isso pode contribuir para o aumento do índice de infestação de Dengue e da proliferação do Zica Vírus”, alertou Solange.

Como 90% dos focos foram encontrados dentro das casas, como concluiu o LIRAa de outubro, a recomendação é que as pessoas tirem 10 minutos por semana para combater o mosquito com ações práticas como tampar corretamente a caixa d’água e não deixar agua parada em vasos de plantas, pneus, lixo etc. Outra recomendação do setor de Endemias é de que as gestantes evitem viajar para a região nordeste do Brasil em razão do alto índice contaminação pelo Zica Vírus.

O próximo LIRAa será realizado entre os dias 11 e 15 de janeiro de 2016.

Mais informações 3225-8760.