A Secretaria de Cultura de Nova Serrana preocupa-se em zelar por um meio-ambiente saudável e por uma herança cultural que distinga e identifique os diferentes grupos sociais deste município, bem como em promover ações para a preservação do patrimônio ambiental e cultural.
Para isso elaborou em parceria com o IEPHA (Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de MG) o Inventário de Proteção do Acervo Cultura – IPAC – com o objetivo de catalogar e inventariar todos os bens históricos/culturais do município.
Para elaboração deste trabalho, foi realizado levantamento de campo no município, consulta à bibliografia geral e específica sobre os temas em questão, a fontes orais e a bases cartográficas e fotográficas. O documento completo é composto por cronograma para a realização do Inventário, lista de bens protegidos por Tombamento ou Inventário, mapas com a localização dos bens inventariados e/ou tombados e Fichas de Inventário.
A metodologia aplicada na realização do inventário segue as diretrizes recomendadas pelo IEPHA| MG, que classifica os bens de interesse de preservação em diferentes categorias. As categorias contempladas por esse inventário foram catalogadas seguindo o roteiro de preenchimento de fichas de IPAC divulgado pela instituição.
Diante do exposto, a Secretaria de Cultura de Nova Serrana, em sintonia e obediência às condições prescritas na Deliberação Normativa 01/2016 pelo CONEP, visa dar continuidade à política cultural local como ferramenta para o desenvolvimento municipal e apresenta a seguir a lista dos bens protegidos por Tombamento ou Inventário.
LISTA DE BENS INVENTARIADOS DE NOVA SERRANA
Biscoito Cozido
O prefeito Joel Martins assinou no dia 23 de novembro o Decreto nº 020/2016 que dispõe sobre o registro do bem “Biscoito Cozido” como Bem de natureza imaterial do saber fazer de Nova Serrana por seu valor histórico e cultural.
O Bem Cultural será registrado no Livro de Registros dos Saberes, no qual são inscritos os conhecimentos e modos de fazer enraizados no quotidiano das comunidades locais bem como sua receita original e seu processo histórico e fotográfico.