Aconteceu neste domingo (27), no bairro Jardim do Lago, o 16º Encontro de Confraternização de Bandas de Música e o encerramento das atividades de 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.
O evento foi prestigiado pelo público e contou com a participação de 11 bandas, sendo elas:
Lira Musical São Sebastião – Nova Serrana MG
Banda Municipal Teodosino Campos – Divinópolis MG
Corporação Musical Lira Santo Antônio – Campos Altos MG
Banda Sagrado Coração de Jesus – Itaúna MG
Banda Musical Santa Cecília – São Gonçalo do Pará MG
Lira Musical Nossa Senhora da Saúde – Perdigão MG
Banda de Musica José Viriato e Lira Musical José Jacinto – Pitangui MG
Lira Vicentina Aterradense – Luz MG
Banda Musical Estudantil Caíque – Pará de Minas MG
Banda de Musica Nossa Senhora das Dores – Itaguara MG
Associação Musical Cajuruense – Carmo do Cajuru MG
Este ano, a Lira Musical São Sebastião junto com a Secretaria de Cultura homenageou José de Freitas e Silva, que era conhecido popularmente por “Foguete”.
O homenageado
Nascido em oito de maio de 1942, José de Freitas é filho de Joanita de Freitas e Messias Augusto da Silva, o quinto filho de nome irmãos. Foguete casou-se com Maria Pereira e Silva, e tiveram quatro filhos, nove netos e um bisneto. Humilde, simples e sempre de bem com a vida, adorava esportes: jogou bola no Nacional e era um ótimo nadador (daí veio o seu apelido – porque num dia, em que ia dar “finquete”, ali ponte da fartura, disse que iria dar um “Foguete”. Pros amigos não teve nada melhor e passaram a chamá-lo de Foguete).
Como de costume foram homenageados todos os maestros das bandas participantes e também o músico mais experiente e o mais novo que estavam ali presentes.
Milton de apenas seis anos foi premiado como musico mais novo e João de 86 anos recebeu o prêmio de músico mais experiente, ambos da cidade de Itaúna MG.
Após as rodadas de apresentações foi servido almoço num momento de descontração e troca de conhecimentos entre os participantes.
6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais
O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) e aconteceu durante o mês de agosto em todo o estado.
Cinco propostas foram elaboradas pela secretaria de Cultura de Nova Serrana e aceitas para integrarem a programação do evento.